O primeiro suplente de deputado federal do PSB José Eustáquio Freitas (PSB) não será candidato a prefeito de São Mateus. Ele anunciou na manhã desta sexta-feira (7) que continua no comando do DER-ES, tocando as obras do Governo do Estado.
O anúncio foi feito em coletiva para a imprensa regional, no auditório do Norte Hotel, em São Mateus, e a assessoria do deputado distribuiu uma carta em que ele se explica, inclusive acreditando que Amadeu Boroto (MDB) conseguirá viabilizar sua candidatura.
Carta aos eleitores de São Mateus
Depois de refletir com minha família, com meu partido (PSB) e com o governador Renato Casagrande, a quem tenho estima, amizade e grande admiração, venho comunicar a todo o povo da minha querida cidade que neste momento eu contribuo mais para o nosso município permanecendo onde estou. Afinal, viabilizamos e estamos executando investimentos robustos, como: o Complexo de Saúde do Norte; o Contorno de São Mateus; a pavimentação da Rodovia ES-010 (Barra Nova-Guriri); a conclusão da Duplicação da Othovarino Duarte Santos; a ampliação de escolas; a Macrodrenagem de Guriri; dentre outros tantos investimentos na mesma proporção em todos os 78 municípios do nosso Estado.
Em respeito a todos que acreditam no nosso trabalho – e para dar transparência às minhas decisões, mesmo não tendo anunciado em nenhum momento que seria candidato a prefeito este ano, mas observando as expectativas criadas, eu senti a necessidade de informar que continuarei à frente do Departamento de Edificações e de Rodovias do Espírito Santo (DER-ES), cumprindo a desafiadora e honrosa missão a mim confiada.
Tenho incentivado movimentos de unidade política e de coalisão partidária em favor do nosso município: “Todos Juntos por São Mateus”. Neste sentido, estamos, e continuaremos, num intenso diálogo com as lideranças políticas e a sociedade civil organizada.
Acredito na viabilidade eleitoral do nosso amigo Amadeu Boroto, um gestor experiente, que atende as nossas expectativas de criar um ambiente harmônico, com uma gestão organizada, democrática e republicana, que devolva o desenvolvimento econômico e social, de geração de emprego e renda e oportunidades para todos os mateenses.
Quero agradecer a confiança do governador Renato Casagrande e a oportunidade de gerenciar o maior volume de investimentos da história do Estado do Espirito Santo.
Estou decidido a continuar ajudando nosso município para que ele volte a se desenvolver economicamente e, é claro, que volte a ser uma cidade da qual tenhamos orgulho de viver.
FUTURO
São Mateus é o o segundo maior município do Norte do Estado, com mais de 135 mil habitantes e grande diversificação agrícola e expectativas econômicas em função da retomada da exploração de petróleo em terra e em vias de se tornar o maior hub logístico do Estado
O município enfrenta uma paralisia no desenvolvimento socioeconômico e social nos oito anos de gestão de Daniel da Açaí, que passou o primeiro mandato quase todo com problemas na Justiça Eleitoral. Cassado em primeira e segunda instância e por decisão monocrática da ministra Rosa Weber, recorreu ao Pleno do Tribunal Superior Eleitoral, que revogou a cassação.
Reeleito em 2020 com 30% menos votos do que em 2016, Daniel foi também preso pela Polícia Federa em 2021, acusado de corrupção pelo Ministério Público Federal. Ficou três meses afastado, com o vice governando, mas conseguiu voltar, ao recorrer ao Supremo Tribunal Federal.
Continuou fazendo contratações suspeitas e chega ao final do mandato aos trancou e barrancos, segurando-se em detalhes jurídicos.
Amadeu Boroto se filiou ao MDB do vice-governador Ricardo Ferraço e tenta livrar-se da inelegibilidade. O nome de Freitas, diretor-presidente do DER, a máquina de obras do Estado, então surgiu com força.
Quem lidera as pesquisas hoje no município é Carlinhos Lyrio, do Republicanos. (Da Redação)
Comente este post