A cada dia parece estar nascendo um novo Espírito Santo na porção Norte dos 45 mil quilômetros que formam a área territorial do Estado, que, até o final do século passado, era o “patinho feio” do Sudeste brasileiro e hoje parece ser a joia da coroa.
A constatação foi confirmada pelo deputado estadual Mazinho dos Anjos (PSDB) durante as visitas feitas na última quinta-feira (16) com a comitiva liderada pelo governador em exercício Ricardo Ferraço (MDB) – o titular, Renato Casagrande (PSB) está em viagem oficial para os Estados Unidos .

Depois de participar da solenidade de autorização da construção de uma barragem em Mucurici, no Extremo Norte, a comitiva voou para Sooretama, na região de Linhares, a 150km de Vitória. Lá visitou indústrias instaladas e em instalação.
Uma delas, a Frutmel, que processa mamão para exportação. No Estado, o plantio do mamão se concentra no Norte, mais precisamente nas microrregiões Noroeste, Nordeste e Rio Doce, devido às condições de solo e clima favoráveis ao plantio da fruta. Ao todo, 392 estabelecimentos cultivam o mamão e desses, 40% são da agricultura familiar.
Os municípios mais representativos na produção de mamão em 2022 foram Linhares, Pinheiros, Montanha, Pedro Canário, São Mateus, Sooretama, Boa Esperança, Aracruz, Vila Valério e Jaguaré, concentrando 95,07% de toda a produção do Estado.
O prefeito Alessandro Broedel (de saída do PSB) informou ao deputado que o município de Sooretama tem hoje pelo menos sete empresas ligadas ao setor de exportação de frutas que geram 2 mil empregos diretos.
“Diariamente, saem de nosso município mais de 40 caminhões de frutas destinadas a exportação para os mercados da Europa e dos Estados Unidos”, disse Broedel.
CAFÉ DESCAFEINADO
A comitiva ainda esteve em outros dois projetos industriais em Sooretama, ambos em execução: a DM do Brasil e a Iluminatic. A agenda foi feita pela Prefeitura e envolveu quatro visitas, dentro da agenda do grupo.
A DM do Brasil é um projeto de R$ 170 milhões que está em construção na margem da BR 101, no distrito do Alegre, e, segundo prefeito Alessandro, vai gerar 300 empregos. A previsão de conclusão das obras é até o final de 2025 e a indústria vai produzir café descafeinado, passando a ser referência nesse produto.
Outras duas empresas foram visitadas: a Luminae,uma empresa que atua na área de eficiência energética e também está construindo no Alegre, e a Iluminatic, de luminárias.
“Em 2023, Sooretama habilitou 24 projetos de empresas atraídas para nossa região por conta do Compete-ES e do Invest, do Governo do Estado, dos incentivos federais da Sudene e também do município, que tem leis específicas de atração de investimentos. Em 2024, estamos no mesmo caminho e já habilitamos dez empresas”, disse o prefeito.
REUNIÃO EM LINHARES
O deputado Mazinho dos Anjos, presidente da Frente Parlamentar do Desenvolvimento Econômico e Social do Noroeste, Nordeste e Centro-Oeste do Espírito Santo e mentor do Polo de Agricultura Irrigada Norte Capixaba, mostrou seu entusiasmo.
“Em cada lugar que vamos é como se víssemos um novo Estado se erguendo. Isso é uma combinação de oportunidade vista pelas empresas e liderança positiva no poder público, um ambiente criado pelo Governo do Estado junto com os municípios”, disse Mazinho.
O deputado anunciou que esse quadro será discutido numa reunião conjunta da Frente Parlamentar da Indústria, Comércio, Serviços, Turismo e Infraestrutura, presidida por ele, e Frente de Desenvolvimento do Norte, liderada pelo deputado Lucas Scaramussa (Podemos).
O encontro está marcado para o dia 13 de junho, às 18 horas, em Linhares. (Da Redação)
Comente este post