O deputado estadual Mazinho dos Anjos (PSDB) participou, na última quinta-feira (16), da comitiva do governador em exercício Ricardo Ferraço (MDB) no Norte do Estado, em visitas aos municípios de Mucurici, onde foi anunciada a construção de uma barragem, e Sooretama, onde estiveram numa indústria de beneficiamento de mamão para exportação e visitando empresas se instalando no município.
Em Mucurici, o governador em exercício Ricardo Ferraço autorizou a publicação do edital de licitação para a construção de uma barragem no distrito de Itabaiana, com investimentos de R$ 5,7 milhões, por meio da Secretaria de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag).
Aproximadamente 41,53% da população de Mucurici está ocupada em atividades agropecuárias, que representam 29,33% do seu PIB [Produto Interno Bruto.
Com capacidade de armazenamento de 723,6 mil metros cúbicos de água e uma área alagada de quase 20 hectares, a realização da obra visa a garantir a reserva hídrica para a irrigação de lavouras, além de fornecer água para animais, principalmente nos períodos de grande estiagem.
“A construção de barragem no município é imprescindível para o desenvolvimento das atividades agropecuárias e para garantir a segurança hídrica diante dos períodos prolongados de seca e efeitos das mudanças climáticas,” ressaltou o secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli.
Presidente da Frente Parlamentar do Desenvolvimento Econômico e Social do Noroeste, Nordeste e Centro-Oeste do Espírito Santo, o deputado Mazinho dos Anjos registrou os esforços que tem feito para sanar os desafios dessas regiões e a criação do Polo de Agricultura Irrigada Norte Capixaba, que alcança a 32 municípios – os da região da Sudene acrescidos de São Roque do Canaã.
“A construção de barragens é uma das principais demandas da região para reter a água e evitar que ela corra para o mar. Água que corre para o mar nunca mais terá utilidade. E, além de dar segurança hídrica, essa barragem vai contribuir para reforçar o lençol freático, possibilitando melhor vazão nas nascentes. O futuro dessa região é a produção de grãos e desde já precisamos cuidar de que haja água para irrigação”, disse Mazinho.
Na ocasião, também foi realizada a visita às obras de calçamento rural em Itabaiana. Está em andamento a pavimentação de aproximadamente 1,16 quilômetro de acesso ao cemitério, contando com 6.953,91 metros quadrados de blocos e 2.250,00 m de meio-fio para a execução. A obra é realizada em parceria com a Prefeitura Municipal de Mucurici, responsável pelo assentamento dos blocos, e tem previsão para ser entregue até o mês de julho.
SOORETAMA
No município de Sooretama, já na microrregião Vale do Rio Doce, Mazinho acompanhou a comitiva, que contava também com o secretário Ênio Bergoli, da Agricultura, e o deputado Tiago Hoffman, presidente da comissão de finanças da Assembleia, na visita à indústria Frutmel, que produz mamão para exportação.
“Cada vez que a gente mergulha mais nessa realidade percebe a importância do agronegócio para a economia do Espírito Santo. E, dentro desse segmento, o mamão é um dos principais itens. O Estado é o maior produtor e exportador do Brasil e a Frutmel é uma das indústrias que se destacam no setor”, comentou Mazinho.
A indústria visitada, a Frutmel, fica no Km 122 da BR 101, e compõe o conjunto de produtores da fruta no Norte do Estado. O prefeito Alessandro Broedel, de Sooretama, que participou da visita, destacou que a empresa é uma das maiores empregadoras de mão-de-obra de Sooretama.
“Somente nessa unidade que visitamos eles geram 300 empregos diretos, praticamente todos aqui em Sooretama. Mas a empresa produz os frutos também em Vila Valério, Linhares, Aracruz e Rio Bananal, gerando cerca de 500 outros empregos nesses municípios, nas suas lavouras”, disse Alessandro.
REFERÊNCIA
De acordo com a Secretaria de Estado de Agricultura, o Espírito Santo se destaca como o maior produtor e exportador do Brasil. Em termos de volume produzido e valor da produção, o Estado contabilizou 426 mil toneladas, o que representa um faturamento de R$ 1,2 bilhão, em 2022.
A fruta produzida em solo capixaba foi exportada para 37 países tendo como principais destinos Portugal, Reino Unido e Estados Unidos (EUA) em 2023. Segundo o secretário de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca, Enio Bergoli, o Espírito Santo é referência na produção de mamão.
“O Estado é responsável por mais de 38,5% da produção nacional, tendo o mérito de ser o maior produtor em quantidade e com qualidade. A cadeia produtiva do mamão é importante para o Estado, cuja renda rural para os produtores ultrapassou 1,17 bilhão em 2022, equivalente a quase 5% do Valor Bruto da Produção Agropecuária capixaba. Além disso, o mamão capixaba é apreciado pelo mundo, chegou a 37 países no ano passado e faturou 21,1 milhões de dólares com as exportações”, afirmou.
Comente este post