A presença de viaturas e de um contingente anormal de agentes federais acompanhados de cães farejadores no Complexo Portuário de Tubarão, em Vitória, chamou a atenção ao longo desta quarta-feira (15). Mas não era nenhum cumprimento de decreto de GLO (Garantia da Lei e da Ordem) em portos capixabas e muito menos a descoberta de um mega esquema de tráfico.
A Polícia Federal informou que foi apenas um exercício simulado de busca de entorpecentes em navio mercante nos portos, realizado em conjunto com o Porto de Tubarão e com o Terminal de Produtos Siderúrgicos (TPS), pela Comissão Estadual de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis no Estado do Espírito Santo – CESPORTOS-ES, representada pela Polícia Federal, Receita Federal do Brasil, Marinha do Brasil, Autoridade Portuária VPORTS, Secretaria Estadual de Segurança Pública – SESP e Agência Nacional de Transportes Aquaviários – ANTAQ.
Este simulado, que faz parte dos esforços contínuos para garantir os mais altos padrões de segurança nos portos, teve como objetivo principal atestar a conformidade das instalações portuárias com os requisitos internacionais de segurança, certificados pela Organização Marítima Internacional – IMO. Além disso, o exercício visou aprimorar a cooperação e a coordenação entre os diversos órgãos governamentais responsáveis pela segurança portuária.
Durante o exercício, foram testados os procedimentos de resposta a emergências em caso de ocorrências desta natureza em um navio mercante atracado no porto. As equipes envolvidas atuaram na condução das operações, desde a detecção da ameaça até a retomada das atividades portuárias.
A realização deste simulado reforça o compromisso das autoridades e das empresas envolvidas com a segurança e a proteção das instalações portuárias. Ao promover a capacitação das equipes e aprimorar os protocolos de segurança, a CESPORTOS-ES fortalece a resiliência do complexo portuário e garante a continuidade das operações de forma segura e eficiente, bem como resguarda a imagem comercial internacional do Estado do Espírito Santo.
A Comissão Estadual de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis no Estado do Espírito Santo reafirma seu compromisso em colaborar com todos os atores envolvidos na promoção da segurança portuária e se mantém dedicada a garantir que o Estado do Espírito Santo continue sendo uma referência em padrões internacionais de segurança marítima. (Da Redação com Ascom da PFES)
Comente este post