O “Caminho dos Imigrantes”, que reproduz o trajeto que imigrantes europeus fizeram de Santa Lepooldina até a região onde foi erguida Santa Teresa, na região serrana do Estado, agora é reconhecido como Rota Turística no Espírito Santo.
O reconhecimento foi feito por meio do Projeto de Lei 411/2023, de autoria do deputado estadual Mazinho dos Anjos (PSDB), aprovado pela Assembleia Legislativa, vai promover e ordenar o empreendedorismo local e, consequentemente, o fluxo turístico dos municípios em torno da rota.
“Isso propicia valorização e aproveitamento da diversidade de recursos, da infraestrutura e dos serviços turísticos característicos da região e formadores de sua identidade, além de canalizar recursos públicos e facilitar a divulgação da Rota”, disse o deputado Mazinho.
Na justificativa do projeto, o parlamentar argumenta que o Caminho dos Imigrantes está localizado na Rodovia ES 080 e relembra o caminho percorrido pelos camponeses imigrantes que vieram colonizar o Estado no final do século XIX, e seu reconhecimento “revela o importante legado histórico desses pioneiros e apresenta belíssimas paisagens.
O percurso passa pela ponte Santa Maria da Vitória, rio com profunda relação com a economia capixaba dos séculos XIX e XX e que deságua na baía de Vitória, por onde desciam os canoeiros transportando café para exportação. O caminho ainda adentra a Mata Atlântica em trechos de beleza de tirar o fôlego, passando pela Cachoeira Véu da Noiva e o seu encontro com a Curva do Violão.
“O percurso também conta com pousadas belíssimas, e reúne visitantes de toda região, firmando-se como um destino turístico importante para a história capixaba, gerando a valorização dos municípios de Santa Leopoldina e Santa Teresa, e, até mesmo, dos municípios vizinhos.”, salienta o deputado.
Comente este post