Um garoto de 19 anos apareceu como a grande novidade da primeira convocação do técnico Dorival Júnior na Seleção Brasileira. Savinho tem despertado a atenção do futebol europeu pela temporada que tem feito no Girona – surpresa do Campeonato Espanhol. Ele foi chamado para participar dos amistosos contra Inglaterra e Espanha, no final de março.
Savinho, capixaba de São Mateus, assinava seu primeiro contrato com o Atlético Mineiro aos 16 anos em 2020. Hoje, Savinho, que ainda tem 19 anos, foi convocado pela primeira vez pelo técnico Dorival Júnior para a Seleção Brasileira. É o principal destaque da campanha histórica do Girona no Campeonato Espanhol.
A caminhada pela seleção iniciou cedo – no sub-15, e seguiu até a categoria sub-20. Agora, ele dá o primeiro passo na principal. Aos 16 anos, o atacante despertou a atenção do então treinador do Galo, Jorge Sampaoli, e começou a treinar com o elenco. Ali, a história no profissional começava a ser escrita.
Em 2020, o garoto teve a primeira oportunidade com o treinador argentino. Com isso, entrou em uma lista seleta de atletas, do Galo, que debutaram no profissional antes mesmo de completar 17 anos. Uma lista que tem Reinaldo, um dos maiores ídolos da história do clube.
Savinho disputou oito jogos, sempre tratado como uma joia. No ano seguinte, logo iniciou as conversas para ser vendido ao Grupo City. Enquanto o acordo não se desenrolava, o atacante seguiu no Alvinegro e marcou o seu primeiro gol pelo profissional diante Independiente del Valle, pela fase de grupos da Libertadores.
A venda do atacante foi confirmada em junho de 2022. O Galo negociou 87,5% dos direitos por 6,5 milhões de euros, com possibilidade de receber mais 6 milhões de euros em bônus.
No primeiro momento, o atacante foi inscrito no Troyes, da França, mas atuou inicialmente pelo PSV, da Holanda. A passagem no futebol holandês não foi positiva. Savinho teve um problema de lesão e atuou pouco.
Em 2023, passou por um novo empréstimo, agora ao Girona, da Espanha. Deu certo. Não demorou muito para Savinho virar protagonista e agitar os bastidores do futebol europeu. O Girona chegou a liderar o Espanhol ao bater o Barcelona por 4 a 2, pela La Liga.
Pelo clube, disputou 30 partidas, marcou nove gols e anotou sete assistências. Não à toa entrou em uma lista de prováveis contratações do Barcelona e foi elogiado pelo técnico Carlo Ancelotti, do Real Madrid.
Em fevereiro, Savinho foi comprado pelo Manchester City, que pertence ao grupo City. A imprensa europeia indicou que o brasileiro teve ofertas de grandes clubes da Alemanha e outros da Premier League. As propostas chegariam aos 40 milhões de euros (R$ 214 milhões).
Segundo o ge apurou, não está descartada a permanência de Savinho no Girona por mais uma temporada emprestado pelo Manchester City. O ponta disputaria a Champions League com a equipe catalã antes de ir para o time de Pep Guardiola. Porém, tal possibilidade ainda vai ser discutida.
O técnico Dorival Júnior anunciou nesta sexta-feira sua primeira lista no comando da seleção brasileira. Dorival convocou 26 jogadores para participar de amistosos contra Inglaterra e Espanha, nos dias 23 e 26 de março, os primeiros compromissos do Brasil em 2024. Entre as novidades estão o atacante Savinho (ex-Galo e atualmente no Girona), os meias Andreas Pereira (Fulham), João Gomes (Wolverhampton) e Pablo Maia (São Paulo), o lateral Wendell (Porto), os zagueiros Murilo (Palmeiras) e Beraldo (São Paulo) e o goleiro Rafael (São Paulo).
Confira a lista de convocados:
Goleiros: Bento (Athletico-PR), Ederson (Manchester City) e Rafael (São Paulo)*;
Laterais: Danilo (Juventus), Yan Couto (Girona), Ayrton Lucas (Flamengo) e Wendell (Porto);
Zagueiros: Beraldo (PSG)*, Gabriel Magalhães (Arsenal), Marquinhos (PSG) e Murilo (Palmeiras)*;
Meio-campistas: André (Fluminense), Andreas Pereira (Fulham), Bruno Guimarães (Newcastle), Casemiro (Manchester United), Douglas Luiz (Aston Villa), João Gomes (Wolverhampton), Lucas Paquetá (West Ham) e Pablo Maia (São Paulo)*;
Atacantes: Endrick (Palmeiras), Gabriel Martinelli (Arsenal), Raphinha (Barcelona), Richarlison (Tottenham), Rodrygo (Real Madrid), Savinho (Girona)* e Vini Jr (Real Madrid).
* Jogadores com asteriscos foram convocados pela primeira vez para seleção brasileira principal.
O nome de Richarlison foi mantido na lista de Dorival Júnior, apesar de uma lesão sofrida pelo atacante, revelada pelo técnico do Tottenham na manhã desta sexta-feira. A chamada foi alinhada com o departamento médico do clube inglês.
A lista foi fechada depois de um período de observação do técnico na Europa. Dorival Júnior passou duas semanas de fevereiro visitando clubes, jogadores e observando jogos do outro lado do oceano. Foram oito partidas e oito centros de treinamentos em que algum membro da nova comissão técnica marcou presença em Espanha, Inglaterra e França para análises. (Da Redação com ge)
Comente este post