O surto de dengue em Barra de São Francisco está tomando proporções de epidemia neste início de ano, seguindo a tendência de todo o Espírito Santo e país. De acordo com o último boletim da Sesa, o município tinha, em meados deste mês, 1.185 casos notificados da doença este ano. Mas, a Vigilância Epidemiológica em Saúde, afirma que o número é ainda maior. São 1.252 casos notificados, com 760 confirmados, 270 em investigação e 35 pessoas em estado grave, ou seja, aqueles em que a doença pode matar, causando hemorragias internas e outros problemas.
A Secretaria Municipal de Saúde tem desenvolvido várias ações educativas e pontuais para reduzir as contaminações, mas o secretário Elcimar destaca que, se a população não se conscientizar e cuidar dos seus imóveis, a situação pode ficar fora de controle.
“Nós temos trabalhado em conjunto, inclusive com outras secretarias, para reduzir os focos do mosquito, cuidar dos contaminados e prevenir novos casos, mas só com a ajuda da comunidade essa situação pode melhorar com rapidez”, analisa Alves.
Recentemente a Semus abriu processos seletivos para contratação de braçais – para fazer a limpeza de terrenos, lotes vagos e outros – e técnicos de enfermagem, também para atuar na atenção aos contaminados. Esta semana, Elcimar anunciou a aquisição de repelentes para distribuição às gestantes. (Da Redação)
Veja também
https://tribunanorteleste.com.br/secretaria-de-saude-vai-distribuir-repelente-para-mulheres-gravidas/
Comente este post