A história do Real Noroeste, um ‘case’ de enorme sucesso tocado pelo empresário francisquense do setor de mineração e pecuária, Flaris Olímpio da Rocha, foi um dos destaques do programa Esporte Espetacular da TV Globo, na manhã deste domingo, 18. Prestes a completar 16 anos – em abril – o time, que tem sede na margem da ES-080, entre Águia Branca e Nova Venécia, tendo como inspiração o Real Madrid tem uma história de muito sucesso no futebol capixaba.
A reportagem do Esporte Espetacular gastou mais da metade dos seis minutos do vídeo, mostrando as peculiaridades culturais, étnicas e econômicas do município que sedia a maior parte do estádio José Olímpio da Rocha, o Rochão e que tem o Real Noroeste como seu time oficial.
No entanto, a reportagem desagradou há muitos francisquenses que, na verdade são a maior torcida do time, inclusive com uma organizada, Raça Merengue. Na reportagem, que aconteceu quando o Real Noroeste jogava contra o Serra, pelo Capixabão, pode-se ver muitos francisquenses nas arquibancadas. “A reportagem foi bonita, mas eles podiam ter falado também de Barra de São Francisco, da torcida daqui, da possibilidade de o Real passar a mandar seus jogos no nosso estádio, em breve”, sugeriu um torcedor francisquense.
O Real Noroeste Capixaba Futebol Clube, mais conhecido como Real Noroeste, foi fundado em 2008 e foi uma das poucas agremiações que adotaram o modelo de clube-empresa de futebol brasileiro.
Em sua história, o Real Noroeste conquistou 3 vezes o Campeonato Capixaba. Em nível nacional, o clube já participou do Campeonato Brasileiro Série D, Copa Verde e Copa do Brasil.
Na próxima quarta-feira, 21, o time recebe o Cuiabá, às 21h30, pela abertura da Copa do Brasil. O jogo acontece no estádio José Olímpio da Rocha e terá transmissão direta via Premiere TV para todo o país.
História
Tricampeão do Campeonato Capixaba de Futebol
Capixaba 2021
Pegando o Rio Branco de Venda Nova, Campeão do Capixaba de 2020 na final, o Real Noroeste acabou vencendo o mesmo após uma partida empatada por 0 x 0 em casa, e outra terminada em 1 x 1 ,no estádio Olímpio Perim ,o Real venceu por 7 x 6 na disputa de pênaltis, com destaque ao goleiro Waldson, que pegou um pênalti decisivo para a vitória da equipe merengue.
Capixaba 2022
O título do Campeonato Capixaba 2022 é do Real Noroeste! Também campeão em 2021, o time merengue bateu o Vitória-ES, por 1 x 0 no jogo da volta e alcançou o bicampeonato estadual. Para o primeiro campeão da década, a conquista marca a manutenção da soberania estadual, no apogeu de uma trajetória vitoriosa iniciada pelo técnico Duzinho Reis anos atrás.
Capixaba 2023
Mais um dia histórico para os tricampeões capixabas. No estádio José Olímpio da Rocha, o Real Noroeste confirmou a hegemonia da elite estadual e faturou o Campeonato Capixaba 2023. O time merengue venceu o finalista inédito Nova Venécia, por 3 x 1 (ida: 0 x 0), e levantou a taça com o placar agregado construído em seus domínios.
Tetracampeão da Copa Espírito Santo de Futebol
Copa Espírito Santo 2010
No dia 22 de agosto de 2010, o Real Noroeste estreou em competições oficiais na Copa Espírito Santo de 2010, empatou em 1 a 1 com o Jaguaré no Estádio Conilon. O atacante Giovani foi o autor do primeiro gol da história do Real. Ainda nesta edição, o clube chegou à decisão e acabou ficando com o vice-campeonato ao ser derrotado pelo Vitória-ES.
Copa Espírito Santo 2011
Em 2011, na decisão do Campeonato Capixaba da Segunda Divisão, o Real empatou em 1 a 1 com o Botafogo de Jaguaré no José Olímpio da Rocha e foi goleado por 5 a 0 no Estádio Conilon, terminando com o vice-campeonato, garantindo acesso à Primeira Divisão. Ainda em 2011, depois de dois vices, nas duas primeiras competições oficiais, o clube conquistou a Copa Espírito Santo, derrotando a Desportiva Ferroviária por 3 a 0 e garantindo vaga na Copa do Brasil do ano seguinte para estrear em competições nacionais.
Copa Espírito Santo 2013
Em 2013 conquistou o bicampeonato da Copa Espírito Santo empatando o segundo jogo da final em 1 a 1 com o Cachoeiro Futebol Clube em Águia Branca. O primeiro jogo foi vencido por 2 a 1 no Estádio Engenheiro Araripe em Cariacica. O título garantiu vaga em 2014 na segunda Copa do Brasil da história do clube e na disputa do título em jogo único da Copa dos Campeões do Espírito Santo contra a Desportiva, campeão do Campeonato Capixaba de de 2013.
Copa Espírito Santo 2014
A hegemonia do Estrela do Norte chegou ao fim na Copa Espírito Santo. Campeão em 2011 e 2013, o Real Noroeste voltou a conquistar a competição em 2014 e se igualou ao Alvinegro do Sul com o tricampeonato. No estádio José Olímpio da Rocha, o Real tirou proveito da vitória no jogo de ida da final e, mesmo com o empate de 1 a 1, na partida de volta, garantiu a terceira taça.
Copa Espírito Santo 2015
Na Copa Espírito Santo de 2015 o clube chegou a sua quinta final na competição. O Real Noroeste terminou com o vice-campeonato após dois empates na final por 1 a 1 com o Espírito Santo, o time do Espírito Santo tinha a vantagem na final por ter melhor campanha na primeira fase.
Copa Espírito Santo 2019
Nas semifinais do Copa Espírito Santo de 2019, após dois empates, o Real Noroeste derrotou o Serra na disputa por pênaltis, classificando-se à final para reeditar a final do Capixabão de 2019 com o Vitória-ES. Com a classificação à final garantiu também uma vaga inédita na Série D do Brasileiro. Na final, após vencer o Vitória no jogo de ida por 1 a 0, o Real Noroeste empatou em 0 a 0 no jogo de volta, conquistando o título na revanche após perder a final do Capixabão para o Alvianil. Este título foi o quarto da sua história, tornando-se o maior vencedor da competição. O título também concedeu vaga na Copa Verde de 2020.
Vice-campeão capixaba duas vezes seguidas
Na primeira fase do Capixabão de 2018, o Real Noroeste terminou na vice-liderança e classificou-se à semifinal.Na semifinal, eliminou o Espírito Santo e alcançou a final do Capixabão pela primeira vez na sua história. No segundo jogo da final, o Real Noroeste venceu o Serra por 4 a 3 no Estádio Kleber Andrade, porém não conquistou o título por ter perdido o primeiro jogo por 1 a 0. Na Copa Espírito Santo de 2018, o Real Noroeste foi eliminado pelo Atlético Itapemirim nas semifinais.
Nas semifinais do Capixabão de 2019, após perder o primeiro jogo por 4 a 3 contra o Rio Branco-ES no Kleber Andrade, venceu o segundo jogo em casa por 2 a 0 com gol de Robert nos acréscimos e classificou-se à final pelo segundo ano consecutivo. Na final, após dois empates em 1 a 1, foi derrotado na disputa por pênaltis para o Vitória-ES, terminando com o vice-campeonato pela segunda vez em sua história. (Da Redação com Wikipédia e FES)
Comente este post