A chuva forte que caiu na madrugada e noite desta terça-feira, 23, provocou alagamentos em Belo Horizonte e Grande BH e provocou estragos em Governador Valadares e Teófilo Otoni, no Leste e Nordeste Mineiro.
Por conta das condições climáticas adveras o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), divulgou nesta terça-feira, 23, um alerta de tempestade para 132 cidades do Leste mineiro.
Classificado com grau de severidade “Perigo”, o alerta começou a valer às 10h de ontem e vai até às 10h desta quarta-feira, 24. Entre as cidades em risco estão Itabirinha, Mantena – que é cortada pelo rio São Francisco, que deságua em Barra de São Francisco, Nova Belém, São João do Manteninha e outros.
Estão previstas chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e risco de descargas elétricas.

Durante o temporal em Belo Horizonte, pessoas ficaram ilhadas, carros foram arrastados e árvores caíram.
Em Teófilo Otoni, Nordeste Mineiro, segundo a Defesa Civil da cidade, o temporal causou alagamentos, inundações e desabamentos.
Em Governador Valadares na madrugada desta terça-feira, 23, voltou a chover forte. No entanto, o volume de água registrado foi quase três vezes maior que o temporal do fim de semana, 65 milímetros. No sábado foram 17 milímetros.
Por causa da tempestade que trouxe estragos para Valadares o prefeito André Merlo (União Brasil), decretou situação de emergência. (Da Redação com g1 Minas Gerais)

Comente este post