O diretor-geral do Ifes campus Barra de São Francisco, professor Leonardo Siqueira, participou entre os dias 7 e 14 de outubro, acompanhado de outros diretores-gerais e do Pró-Reitor de Desenvolvimento Institucional Luciano Toledo, de uma missão institucional aos Institutos Politécnicos de Portugal (IP). O objetivo da missão foi conhecer os trabalhos destas instituições Portuguesas e postular acordos de cooperação técnica entre o Ifes e os Politécnicos.
Na ocasião ficou acertado que já no próximo ano, pelo menos dois alunos da graduação em Administração do Ifes estarão estudando em um Instituto Politécnico português, onde farão mestrado na área de gestão e dois estudantes portugueses virão estudar no Ifes de Barra de São Francisco.
A assessoria de Relações Internacionais do Ifes divulgou edital para seleção de estudantes para fazer a graduação no @institutopolitecnicobraganca. O processo seletivo é destinado aos alunos que estejam concluindo cursos técnicos integrados ao Ensino Médio no Ifes no ano de 2023.
Confira o edital em www.ifes.edu.br/relacoes-internacionais
De acordo com o professor Angelo Roberto Fiorio Custodio, coordenador do curso de bacharelado em Administração do Ifes de Barra de São Francisco, na viagem a Portugal, a diretoria do Ifes levou de presente para os diretores do IP, algumas peças de artesanato em escória de granito, produzidas pelos alunos do Ifes, que estão fazendo um curso na oficina-escola do Centro de Tratamento de Resíduos (CTR), da Associação Noroeste de Produtores de Pedras Ornamentais do Espírito Santo (Anpo).
Os Institutos Politécnicos (IP) de Portugal são instituições públicas de ensino que funciona num modelo de congregação de escolas, equivalentes aos Institutos Federais de Educação do Brasil.
Os cursos de licenciaturas dos IP têm duração de 3 anos (divididos em 6 semestres).
Para alunos brasileiros, a nota do Enem pode ser utilizada para ingressar nos cursos de licenciatura, os candidatos têm que apresentar no mínimo 500 pontos na Redação e 475 pontos nas demais disciplinas. Para ingressar nos cursos de Pós e Mestrado é necessário provar que é titular do grau de licenciatura ou equivalente no Brasil por meio do diploma e histórico escolar do ensino superior.
(Da Redação com Mariana Camargo e Ifes/BSF)
Comente este post