Weber Andrade
A explosão de empregos formais em Barra de São Francisco em 2023, revelada em primeira mão pelo tribunanorteleste.com.br em julho deste ano, com base nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho (Tem), vem sendo comemorada pelo prefeito Enivaldo dos Anjos e sua equipe, embora haja uma grande preocupação com a falta de mão-de-obra qualificada, o que poderia melhorar ainda mais esse resultado.
O município é hoje o 9º maior empregador entre os 78 municípios capixabas, com 1.141 empregos gerados de janeiro a outubro, superando municípios de maior porte como Colatina (362 empregos) e São Mateus (686), de acordo com os dados do Caged, para o período de janeiro a outubro deste ano.
Se somados os resultados de Colatina (362) e Nova Venécia (529), município do Noroeste que tem uma população ligeiramente maior do que a de Barra de São Francisco, teríamos ainda um superávit de 250 empregos sobre os dois.
Na Região Norte, Barra de São Francisco só perde para Aracruz e Linhares, mas tem quase o dobro dos empregos gerados por São Mateus (686) de janeiro a outubro deste ano.
Confira abaixo os maiores empregadores do Estado:
9 melhores saldos de empregos no ES (outubro)
Serra – 8.149
Vitória – 7.064
Cariacica – 2.456
Vila Velha – 2.374
Linhares – 2.365
Aracruz – 1.658
Itapemirim – 1.436
C. Itapemirim – 1.424
B.S. Francisco – 1.141
Para o prefeito Enivaldo dos Anjos, esse ‘boom’ de empregos é resultado de uma gestão séria e transparente, comprometida com o desenvolvimento do município e de toda a Região Noroeste.
Em evento recente, ele destacou que toda a região precisa se desenvolver para não causar tanta pressão sobre Barra de São Francisco, uma vez que muita gente de municípios vizinhos, inclusive de Minas Gerais, está vindo morar em Barra de São Francisco, gerando falta de moradias e até dificuldades para encaixar novos alunos nas escolas e prestar bons serviços de saúde.
Dos Anjos também fez questão de lembrar que grande parte desses empregos decorre do volume de obras públicas que estão sendo feitas em parceria com o Governo do Estado.
“Hoje temos um ritmo de crescimento só comparável a municípios do interior paulista, Estado que é a locomotiva da geração de empregos no país, e o nosso governador Renato Casagrande tem um papel fundamental, já que tem trazido muitos milhões em investimento para o município e região”, agradeceu.
Comente este post