A Defesa Civil de Barra de São Francisco divulgou um comunicado na manhã desta sexta-feira, 8, pedindo aos moradores do Loteamento Kikito, no Bambé, para que façam a limpeza dos seus lotes, principalmente aqueles mais próximos do córrego Bambezinho para reduzir o aparecimento de cobras e outros animais peçonhentos.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Arimatéia de Oliveira, moradores estão ligando e pedindo providências contra a grande quantidade de cobras que estão aparecendo nas residências.
“A Defesa Civil informa que, a partir da semana que vem estará fazendo a limpeza dos lotes que não forem limpos pelos proprietários e isso pode gerar multa. Pedimos urgência aos proprietários”, disse Arimatéia.
A Prefeitura de Barra de São Francisco está lançando uma campanha de conscientização dos proprietários de lotes vagos no município para alertá-los sobre a necessidade e a obrigação de manter os espaços limpos, sem acúmulo de lixo, mato ou entulho.
‘Lote Limpo, Cidade Limpa’
No início deste ano, a Prefeitura de Barra de São Francisco lançou a campanha de conscientização dos proprietários de lotes vagos no município para alertá-los sobre a necessidade e a obrigação de manter os espaços limpos, sem acúmulo de lixo, mato ou entulho.
De acordo com a secretária municipal da Fazenda, Kellem Patrícia da Cruz Fanti Morais, a campanha é feita em conjunto pelas secretarias Municipais da Fazenda, Obras e Urbanismo e de Limpeza Pública, com o nome “Lote limpo = Cidade limpa” e busca conscientizar todos os proprietários, locatários ou possuidores de imóveis urbanos ou terrenos com ou sem edificação a mantê-los sem o acúmulo de lixo, entulho e mato alto.
O município está autorizado a executar os serviços de limpeza por meio da Secretaria Municipal de Serviços e Limpeza Pública, sem prévio aviso ou interpelação e sem qualquer direito a reclamação, ficando o proprietário do respectivo terreno, obrigado a ressarcir aos cofres públicos municipais as despesas efetuadas e multa no valor de 1% (um por cento) do valor venal do terreno conforme artigo 20 (vinte) Lei nº 005/2022. O caso de não pagamento e não manifestação do proprietário, será inscrito em dívida ativa garantido o devido processo legal”, informa a secretária.
Ainda de acordo com Kellem, a proposta da Prefeitura Municipal de Barra de São Francisco é ter o cidadão francisquense como um grande parceiro da cidade, mantendo seus terrenos limpos, evitando assim a proliferação de animais peçonhentos, acúmulo de lixo e matagal. Dessa forma você contribui para uma cidade mais limpa e sem incidentes, evitando assim as sanções previstas em lei. (Da Redação com Secom/PMBSF)
Comente este post