Triplicar a área irrigada do Espírito Santo, que hoje é de 260 mil hectares, e com isso expandir as culturas agrícolas e a produção de alimentos tanto visando ao mercado interno quanto externo. Este é um dos objetivos do Polo de Agricultura Irrigada, que está em processo de criação na área de abrangência da Sudene, beneficiando 31 municípios do Norte e Noroeste do Estado – todos acima do rio Doce, mais Aracruz, Itarana e Itaguaçu.
OFICINA
Nesta semana, técnicos do Ministério estarão em Pinheiros, no Extremo Norte capixaba, ministrando a oficina de capacitação e definição do gestor do polo, bem como a visita técnica. Serão dois dias de atividades, emendando com a realização da Pinheiros Agroshow, a primeira feira do agronegócio da região, cercada de muita expectativa.
Mais de 80 pessoas já confirmaram presença na oficina de criação do polo, que terá intensa atividade no dia 25 (quarta-feira), comandada pelo engenheiro agrônomo Frederico Cintra Belém, coordenador-geral de irrigação e drenagem do Departamento e que participou da instalação dos dez polos já criados no Brasil desde 2020, quando o programa foi implantado. Participam também a diretora do Departamento, Larissa Rego, e o pesquisador da Embrapa Cerrados, Lineu Neiva Rodrigues, que é mestre e doutor em Agronomia.
Dos inscritos até o momento para a oficina, mais de 60 são diretamente ligados com o setor produtivo, seja como produtores rurais, seja como profissionais da área pública. Os demais, são interessados do setor privado e ouros de algum modo conectados com a área. Vários municípios da região estão enviando seus secretários de agricultura e meio ambiente.
Larissa Rego, diretora do Departamento de Irrigação do Ministério da Integração“Estamos com uma expectativa muito grande quanto à criação desse polo, não vemos a hora. A sincronia é grande entre o Ministério e as lideranças do Estado, Queremos triplicar a área irrigada do Espírito Santo para expandir a produção da fronteira agrícola”, disse a diretora do Departamento de Irrigação do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional, Larissa Oliveira Rêgo.
INICIATIVA
O movimento de criação do polo começou há apenas 90 dias, mas segue em ritmo acelerado. O processo foi aberto a partir de um requerimento do deputado estadual Mazinho dos Anjos (PSDB), presidente da Frente de Desenvolvimento Econômico e Social do Noroeste e Extremo Norte do ES.

Na sequência, ganhou velocidade com as orientações da pasta e a mobilização das forças políticas e empresariais capixabas, especialmente por meio da Assipes – Associação dos Irrigantes do Espírito Santo.
O movimento ganhou a adesão da Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa do Espírito Santo, presidida pelo deputado Lucas Scaramussa (Podemos), que preside a Frente Parlamentar do Norte do ES.
O secretário nacional de Irrigação, Giuseppe Serra Seca Vieira, também agendou sua presença na oficina e na visita técnica, bem como para participar da abertura da Pinheiros Agroshow no final da tarde do dia 26. Entretanto, episódios climáticos no Norte e Sul do País, provocados pelo El Niño, tornam sua presença incerta.
Depois desses eventos, a criação oficial do Polo de Agricultura Irrigada da Área da Sudene do Espírito Santo seguirá apenas a parte burocrática, com previsão de ser oficializada ainda este ano.
O Polo de Agricultura Irrigada do Espírito Santo está sendo implantado num convênio entre o Ministério e a Associação dos Irrigantes, com apoio do Estado, representado pelo vice-governador Ricardo Ferraço e os órgãos técnicos ligados à área.

A programação será aberta com apresentação sobre agricultura irrigada, pelo pesquisador Lineu Neiva, seguindo-se o agrônomo Frederico Belém com a apresentação da metodologia “Polos da Agricultura Irrigada”, definição de abrangência, diagnósticos de pontos fortes e fracos e a construção da carteira de projetos.
Por fim, a definição do grupo gestor do polo. Na quinta-feira, das 8h30 às 10h30 haverá visita técnica à Fazenda Vitório Orletti e, no início da tarde, visita a indústrias de frutas da região. (Da Redação)
Comente este post