Imagens captadas por satélites mostram as regiões Norte e Nordeste do Brasil encobertas por uma sombra, provocada pela Lua, durante o eclipse solar anular. O fenômeno astronômico ocorreu na tarde deste sábado, 14, e durou quase duas horas.
No Espírito Santo, como o tribunanorteleste.com.br havia informado com base em dados meteorológicos, não foi possível ver o eclipse, que seria parcial (cerca de 60%).
Divulgadas pela agência norte-americana National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA), em cooperação com a NASA, os registros mostram o território brasileiro tomado por uma mancha escura.
O eclipse anular solar ocorre quando a Lua está em seu ponto mais distante da Terra e passa entre o astro e nosso planeta. Como a sombra da Lua não cobre totalmente o Sol, cria-se um “anel de fogo” no céu.
Dessa vez, o fenômeno foi visto primeiro na costa oeste dos Estados Unidos. O Brasil foi o último país a assistir.
As regiões Norte e Nordeste foram as mais privilegiadas e puderam ver o eclipse alcançar seu ápice. Já nas outras regiões, os moradores também viram o Sol “mordido” pela Lua.
Para contemplar o fenômeno, muitas pessoas se reuniram em pontos turísticos. Em Natal (RN), por exemplo, a passarela do Forte dos Reis Magos ficou completamente tomada por pessoas que acompanhavam o eclipse. (Da Redação com g1 Ciência/Meio Ambiente)
Comente este post