Weber Andrade
O ourives Jonoel Garcia não saia do Parque de Leilão Mira Dalmagre, no Polo Industrial, nos últimos dias. Mais do que os filhos – Jonoel e Rafael – o empresário, que também gosta de lidar com o gado, acompanhava passo a passo a jornada dos filhos e garantia:
“A vaca do Rafael vai ganhar o prêmio. Ele é muito dedicado, teve dia de acordar de madrugada para vir aqui dar banho na vaca, cuidar dela. Isso, lá na frente, faz a diferença”, elogia.
De fato, a vaca Bailarina, de Rafael, que começou o 3º Concurso Leiteiro de Barra de São Francisco, encerrado na noite deste sábado, 7, disputando palmo a palmo com a vaca Estela, da pecuarista Ana Claudia, o título de maior produtora de leite de Barra de São Francisco, sagrou-se campeã.
No final, Bailarina, que começou em desvantagem no primeiro dia, deu um verdadeiro ‘baile’ na sua concorrente e terminou o certame com 225,750 kg, média de quase 46 kg por ordenha, e 92 kg por dia.
A segunda colocada, Estela, também fez bonito e terminou com 36,660 kg por ordenha e mais de 73,3 kg por dia.
Rafael destacou que, além dos cuidados com o seu gado, ele vê o apoio familiar como fundamental para o sucesso.
Perto dele, a mãe, Creuza, acompanhava, junto com noras e netos, a aventura dos filhos na pecuária.
O outro pecuarista, Jonoel Filho, que também é odontólogo renomado no município, conta que não tem tanto tempo para cuidar do gado como o irmão, mas também gosta muito da atividade e consegue conciliar com a odontologia.

“O Rafael nasceu para mexer na roça, já tentou outras atividades, inclusive esportivas, aqui na cidade, mas não deu certo e decidiu partir para a pecuária, já o Jonoel, também tem muito gosto pela roça, portanto, a família toda está envolvida”, define Jonoel pai.
O prefeito Enivaldo dos Anjos, que é amigo da família, também fez questão de ressaltar a dedicação da família Garcia e comparou os resultados obtidos desde a retomada dos concursos leiteiros em Barra de São Francisco, destacando que a família de Jonoel sempre esteve participante.
Dos Anjos disse que o resultado, vacas produzindo mais de 90 kg por dia é um grande avanço para a pecuária leiteira de Barra de São Francisco e mostra que o município pode evoluir muito na produção de leite.
RESULTADOS
Categoria Livre
Bailarina…225,550 kg (Rafael Garcia)
Estela…219,950 kg (Ana Claudia)
Madona…199,900 kg (Jonoel Garcia)
Planet…193,500 kg (Claudemar Fiorotte)
Esperança…187,150 kg (José Pimenta Filho)
Colatina…139,500 kg (Alexandro Paulino)
Baroneza…107,300 kg (Northon Henrique)
Categoria Novilha
Vilena…153,350 kg (Claudemar Fiorotte)
Gigante…113,200 kg (Willian da Campo Verde)
Harmonia…1106,850 kg (Ana Claudia)
Carícia…96,800 kg (Rafael de Paula)
Princesa…79,100 kg (Ita da Campo Verde)

Comente este post