O deputado Mazinho dos Anjos (PSDB) estará nesta quarta-feira, 4, em Brasília, onde será recebido em audiência pelo secretário nacional de Irrigação, Giuseppe Vieira, e pela diretora do Departamento de Irrigação, Larissa Rego. O parlamentar vai oficializar o convite para que o ministro Waldez Góes venha ao Estado participar desse momento e também da abertura da Pinheiros AgroSghow.
Técnicos do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional estarão no Extremo Norte capixaba para cumprir a última etapa visando à criação do Polo de Agricultura Irrigada, idealizado pelo deputado estadual Mazinho dos Anjos e que está sendo concretizada através da Frente Parlamentar do Desenvolvimento Econômico e Social do Noroeste e Extremo Norte do Espírito Santo.
A organização da recepção à equipe do Ministério e aos participantes das oficinas está a cargo da Associação dos Irrigantes do Espírito Santo (Assipes), sediada em Pinheiros e presidida pelo empresário do agronegócio Thiago Orletti. O polo vai beneficiar os 31 municípios capixaba da área da Sudene – os 29 acima do rio Doce e mais Aracruz e Itaguaçu.
GOVERNO
No último dia 18 de setembro, a diretora do departamento, Larrisa Rego, a coordenador Stefanie Botelho e o pesquisador da Embrapa Lineu Paiva participaram, juntamente com um grupo de empresários e outros atores da cadeia econômica do agronegócio, de uma reunião de trabalho com o vice-governador Ricardo Ferraço, então no exercício da governadoria, para avançar no projeto do polo.
“De acordo com as informações da Agência Nacional de Águas, no Espírito Santo temos 260,613 mil hectares irrigados, sendo 220,243 mil hectares na área da Sudene, representando 84 % da cobertura estadual em 2019. A projeção para o Espírito Santo é de 405,414 mil hectares irrigados em 2040, sendo 336,797 mil na área da Sudene, representando 83% da cobertura estadual. Mais de 1 milhão de pessoas moram nessa região no Espírito Santo”, disse Mazinho.
Na agenda com o governador saiu um grupo de trabalho, que definiu a visita técnica ao campo no dia 25 de outubro, e no dia seguinte, 26 de outubro, a oficina de trabalho com lideranças e empreendedores da região, em Pinheiros, coincidindo com a abertura da Pinheiros AgroShow, que promete ser o maior agro do Norte capixaba.
A diretora do Departamento de Irrigação, Larissa Rego, elogiou a capacidade de mobilização do deputado Mazinho dos Anjos: “Essa unidade que vocês estão demonstrando é fundamental para a criação e o funcionamento de um polo de agricultura irrigada. O Ministério está à disposição e vai com vocês até o final”.
Ricardo Ferraço salientou que, quando foi secretário de Estado de Agricultura, o Espírito Santo era, com 100 mil hectares irrigados, o Estado brasileiro com maior percentual de seu território irrigado. Hoje, de acordo com levantamento da Associação dos Irrigantes do Espírito Santo (Assipes), são mais de 260 mil hectares. De acordo com Thiago Orletti, presidente da associação, “Pinheiros é a cidade com maior percentual de seu território irrigado”.
De volta à Assembleia Legislativa, depois da audiência no Palácio Anchieta, os deputados Mazinho dos Anjos e Lucas Scaramussa, presidente da Frente do Desenvolvimento do Norte do ES, protocolaram um Projeto de Lei declarando 15 de junho como o “Dia Estadual da Agricultura Irrigada”. Desde 2021, esta data é celebrada também como “Dia Nacional da Agricultura Irrigada”. (José Caldas da Costa)

Comente este post