Weber Andrade
Nem era preciso conhecer bem o prefeito de Barra de São Francisco, Enivaldo dos Anjos, para perceber a carga de emoção transmitida pela sua voz durante o discurso de inauguração da Área Verde Sebastião Simões, no bairro Cruzeiro, na noite desta segunda-feira, 25. Antes de autorizar a ligação das luminárias, Enivaldo ouviu com paciência os inúmeros discursos, de vereadores, secretários e também de um familiar do comerciante Sebastião Simões, que empresta o nome ao local, já consagrado como novo cartão postal e ponto turístico do município.
(Veja galeria de fotos no final do texto)
Leandro Simões, um dos muitos membros da família Simões que estiveram presentes no evento da noite de ontem, elogiou e agradeceu a lembrança do prefeito Enivaldo dos Anjos e disse que era um sonho não só dele, mas de toda a sociedade francisquense, ver aquela área, que servia antes apenas para consumo de drogas e prostituição, tolamente urbanizada. “Ficamos felizes pela lembrança do nome do meu pai. Ele e o Enivaldo, nossas famílias, sempre foram amigos, moramos perto lá embaixo e meu pai, certamente está lá em cima feliz por essa lembrança”, destacou Leandro.
Além do filho Leandro e da filha Josi, esteve presente o promotor de Justiça Luiz Carlos Vargas, também parente do homenageado, entre outros familiares.
O secretário municipal de Saúde, Elcimar de Souza Alves, foi um dos primeiros a discursar e lembrou que, logo no início do atual mandato, em 2021, foi cobrado por um amigo sobre a solução para a área do bairro Cruzeiro.
“Nós dissemos para ele que o Enivaldo iria transformar essa área e, hoje, estamos aqui entregando essa obra que já se tornou referência em urbanismo no município”, disse ele.

Dos Anjos emocionado
Era perceptível a emoção na voz do prefeito de Barra de São Francisco, ao falar da obra e da sua determinação de homenagear pessoas que fizeram a história de Barra de São Francisco.
O prefeito destacou que, desde que assumiu o mandato, vem buscando homenagear essas pessoas, que deixaram suas marcas na construção e no desenvolvimento da cidade.
“Se hoje nós temos uma cidade, um município desenvolvido e crescendo, devemos isso a estas pessoas, como o Sebastião Simões, um dos primeiros comerciantes da cidade, portanto, homenagear essas pessoas, que deram grande contribuição para que chegássemos a esse crescimento é uma grande satisfação para nós”, disse.
Dos Anjos iniciou seu discurso discorrendo sobre o papel fundamental de Barra de São Francisco na chamada ‘Guerra do Contestado’, quando o município foi a ‘Sentinela Capixaba’, frustrando o sonho dos mineiros, de abrir caminho para o mar invadindo o território capixaba.
O prefeito falou ainda sobre o crescimento econômico que o município vem experimentando, a falta até de moradia na cidade por causa da fartura de empregos e previu um futuro muito mais promissor a partir de algumas situações, como a implantação das ferrovias e a exploração do lítio na região. “Hoje (ontem), fomos procurados por dois veículos de comunicação da Capital, querendo saber mais sobre o lítio. Nós acreditamos que esse mineral, que vale dez vezes mais do que o minério de ferro e fundamental na indústria de baterias, vai trazer ainda mais progresso”, disse.
+ Sobre a Área Verde Sebastião Simões
A iluminação da Área Verde Sebastião Simões conta com 21 postes, sendo 17 de concreto e 4 de fibra, e um transformador de 45 KVA. A empresa que executou o serviço de posteamento e iluminação pública foi a EDP (Escelsa), em parceria com o município de Barra de São Francisco, totalizando aproximadamente 598 metros de iluminação. O investimento é de R$ 104.874,01.
O local tem mais de 650 m² de pista de caminhada pavimentada em bloquete e outros 2.935 m² em bloco sextavado, nas ruas Cleto Ceciliano de Paula e Pimenta Sathler, que interligam a rua Gumercindo Farias à rua Ayrton Senna da Silva, que por sua vez, vai até a rua Prefeito Manoel Gonçalves, ao lado do Hospital Dr. Alceu Melgaço Filho.
A empresa responsável pela execução do projeto foi a BioLife, sob orientação do engenheiro agrônomo Erickson Gandino Barreto. O objetivo é garantir mais segurança e atrair mais visitantes para o monumento turístico, inclusive no período da noite.
“Este projeto nasceu do prefeito Enivaldo dos Anjos, ele quis construir essa área para que a população e turistas pudessem ter uma visão ampla da cidade”, comentou a secretária de Serviços Públicos Delegados, Clauzenira Bueno Galhardo, que acompanha os trabalhos de iluminação.
Comente este post