A criação do Polo de Agricultura Irrigada da região da Sudene no Espírito Santo é o tema da reunião em que o governador em exercício Ricardo Ferraço (PSDB) recebe, na segunda-feira, 18, às 11 horas, no Palácio Anchieta, equipe técnica da Secretaria Nacional de Irrigação com a participação de vários atores econômicos ligados à área.
A iniciativa da criação do polo é do deputado estadual Mazinho dos Anjos (PSDB), que articulou a ideia desde o seu nascedouro junto à Secretaria Nacional de Irrigação, envolvendo os interessados através da Frente Parlamentar do Desenvolvimento Econômico e Social do Noroeste e Extremo Norte do Espírito Santo.
“A ideia avançou muito nesses últimos 60 dias, desde que começamos os entendimentos com o Ministério do Desenvolvimento Regional”, disse Mazinho, que está levando para o encontro lideranças ligadas ao cooperativismo, à agricultura e ao setor de infraestrutura.

IRRIGANTES
De acordo com a diretora do Departamento de Irrigação do MRD, Larissa Rego, a reunião com o vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico, Ricardo Ferraço, designado pelo governador Renato Casagrande para pilotar o projeto pelo Executivo, via marcar o “início do diálogo sobre os avanços, desafios e perspectivas para a Política Nacional de Irrigação, bem como a criação do Polo de Agricultura Irrigada do Espírito Santo”.
O encontro foi marcado por vários entendimentos, dentre eles a adesão da Associação dos Irrigantes do Espírito Santo, presidida por Thiago Orletti, como futura gestora do polo, após a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica entre o Governo do Estado e o Governo Federal, por meio do Ministério de Desenvolvimento Regional.
Ricardo Ferraço está no comando do Governo em função da viagem de Renato Casagrande para reunião sobre o clima nos Estados Unidos com extenso da agenda ao Canadá.
Na reunião desta segunda-feira (18), além do deputado Mazinho dos Anjos, articulador da proposta, está sendo esperado também o deputado Lucas Scaramussa, presidente da Frente Parlamentar do Desenvolvimento do Norte do Espírito Santo e presidente da Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa.
Pelo Departamento de Irrigação, além da diretora Larissa Rego, participam a coordenadora Stefanie Martins Botelho, o pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Lineu Neiva Rodrigues, e o diretor da área de gestão dos empreendimentos de irrigação do vale do São Francisco, Luís Napoleão Casado Arnaud Neto.
A Associação dos Irrigantes do Espírito Santo participará com seus dirigentes Thiago Orletti, presidente, e Érico Patrício Orletti, vice-presidente, a assessora técnica da comissão de irrigação da Confederação Nacional de Agricultura, Jordana Girardello, o coordenador técnico da Federação da Agricultura do Espírito Santo, Murilo Antonio Pedroni, e o vice-presidente do Sindicato Patronal Rural de Pinheiros (ES), Abdias Júnior.
Do Estado, além do governador exercício, deverão participar o secretário de Agricultura, Ênio Bergoli da Costa, o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Felipe Rigoni, e o diretor-presidente da Agência Estadual de Recursos Hídricos, Fábio Ahnert.
O Sindicato da Organização das Cooperativas do Brasil (OCB-ES) enviará seu diretor de relações institucionais, David Duarte Ribeiro, e o assessor jurídico Eduardo Campana. Do Centro do Comércio do Café, o secretário executivo Sandro Rodrigues.
Estão convidados, ainda, o presidente da Associação Brasileira de Produtores e Exportadores de Papaya, José Roberto Macedo Fontes; o presidente da Petrocity Ferrovias e Petrocity Portos, José Roberto Barbosa da Silva, e o chefe de gabinete do Executivo de Montanha, Alberione Cordeiro de Carvalho (Bê), representando o prefeito André Sampaio. (Assessoria de Comunicação Mazinho do Anjos/Vice-governadoria)
Comente este post