O prefeito Enivaldo dos Anjos (PSD), reafirmou ontem, 13, em reunião pública na Câmara Municipal, que ainda esta semana começa a campanha de sorteio de prêmios para quem utilizar máscaras de proteção nas ruas. Serão sorteados, leitões, cabritos e bezerros.
Dos Anjos disse que a iniciativa, criticada por algumas pessoas nas redes sociais, foi a melhor ideia encontrada para incentivar as pessoas a se protegerem e protegerem os demais cidadãos da infecção pela Covid-19.
Ele destacou que foi notificado pelo Ministério Público Estadual (MPES) a emitir decreto estabelecendo multa para quem fosse pego sem o equipamento nas ruas, mas disse que não vê condições de cumprir a determinação.
“O MPES quer que eu estabeleça multa e fiscalize e multe quem não usar máscara, mas é praticamente impossível, cumprir essa determinação, vou responder a processo, mas não tenho como fazer”, admite.
Para Enivaldo, a ideia de sortear prêmios é uma boa alternativa e as críticas, surgidas de que a promoção irá gerar mais aglomeração no centro da cidade não procede.
“Na verdade, nós não teremos um local de inscrição para os sorteios. Vamos sim ter uma equipe, que vai andar pela cidade e verificar quem está usando máscara corretamente. Essa pessoa será abordada, terá seu nome, endereço e telefone preenchido em cupom e, se for sorteada, será comunica posteriormente para receber o prêmio”, explica.
A expectativa é de ajudar a reverter o quadro dramático de casos de Covid-19 no município, que já chegaram a 3.069 e mataram 146 pessoas, com 857 casos ativos da doença até esta terça-feira, 13,
Novo centro de atenção a pacientes de Covid: cuidados primários e alívio para o hospital do município (Foto: Helder Souza)O Hospital Estadual Dr. Alceu Melgaço Filho (Hedamf) foi transformado em referência de Covid-19, por determinação da Secretaria de Estado de Saúde (Sesa), há cerca de um mês, mas continua trabalhando em estado crítico. O município criou um novo centro de atenção a pacientes de Covid-19, com 50 leitos para cuidados primários, com a intenção de aliviar a pressão sobre o hospital.
Apesar dessas medidas, Barra de São Francisco ainda tem o pior quadro da doença atualmente no Espírito Santo e foi colocado no risco extremo de contágio no último mapa divulgado pelas autoridades estaduais.
Veja também
“A maior dificuldade que temos enfrentado é que, apesar do recorde de mortes e de a cada dia aumentar mais a quantidade de gente doente, nada parece amedrontar as pessoas. Nas ruas, de 40% a 50% delas estão sem máscaras”, lamenta o prefeito. “Então, resolvi adotar essa estratégia como a última tentativa de conter a propagação do vírus, que já está atingindo até as crianças.”
A ação para incentivar o uso de máscara de proteção começa nesta segunda-feira, 5, mas o prefeito já adiantou que vai manter o decreto municipal que restringe o funcionamento das atividades econômicas e estabelece toque de recolher das 20h de um dia às 6h da manhã do dia seguinte, até que seja feita uma nova avaliação da situação de risco na cidade, que teve mais de 600% de aumento no número de mortos em março em relação a fevereiro.
“Alguns desses prêmios nós vamos comprar, mas outros vamos recolher junto a comerciantes e produtores rurais da cidade. Queremos diversificar a premiação, mas sempre teremos cestas básicas, porque as pessoas estão tendo dificuldades até para se alimentar nesse período. Já estamos pedindo (doações) aos produtores e vamos sortear também leitoas, cabritos e bezerros”, disse Enivaldo. (Da Redação)
Comente este post