
O deputado Mazinho dos Anjos (PSDB) esperava encontrar uma fazenda de soja e acabou ficando impressionado com a imensidão e o resultado do inédito cultivo de trigo numa fazenda do Norte do Espírito Santo, confirmando estar despontando uma nova fronteira agrícola no Estado.
Mazinho aproveitou a viagem para a reunião da Frente Parlamentar do Desenvolvimento do Noroeste e Extremo Norte do Espírito Santo, na quinta-feira (17), almoçou com empresários do agronegócio em Pinheiros e visitou a Fazenda Esplanada, onde Nilson Alves planta soja, milho e, agora, trigo, junto com o único filho, Vitor Alves, 36 anos, médico veterinário.
“O agro do Espírito Santo está despontando e tem que ser reconhecido pelo resto do Brasil”, disse Mazinho, ao lado do produtor.

Na Fazenda Esplanada, Mazinho conheceu as instalações e as lavouras de grãos conduzidos pelo produtor Nilson Alves. A surpresa foi encontrar uma pujante plantação de trigo numa região quente e seca, resultado de 40 anos de pesquisas de agrônomos brasileiros, que desenvolveram um cultivar resistente ao calor. Essa produção começou pelo cerrado goiano, Minas Gerais e chega aos tabuleiros do Norte do Espírito Santo com excelentes resultados.
“Temos aqui seis pivôs centrais irrigando 16 alqueires. Agora, vamos colher o trigo e, depois, plantar soja”, disse Nilsinho Alves, que também tem parte da fazenda ocupada com pecuária de corte, que é uma tradição na região.
A primeira plantação de soja, em 2022, foi em 300 hectares, mas este ano a área foi ampliada para 600 hectares. É a primeira experiência com trigo no Estado. A lavoura estará madura para colher em 30 dias.
POLO DE IRRIGAÇÃO
O parlamentar aproveitou a viagem para dar ciência aos produtores e irrigantes da região sobre o processo de criação do Polo de Agricultura Irrigada do Norte do Espírito Santo.
No próximo dia 29, será dado mais um passo para a concretização do projeto, com a realização de uma reunião na vice-governadoria do Estado, quando a equipe da Secretaria Nacional de Irrigação vai demonstrar a Ricardo Ferraço, que também é secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, e a outros atores políticos e econômicos, como vai funcionar o polo.
Em Pinheiros, Mazinho dos Anjos, acompanhado por Alberione Cordeiro de Carvalho, o Bê do Sobrado, chefe de gabinete do prefeito André Sampaio, de Montanha, reuniu-se com os empresários da família Orletti, da Robusta Coffee, maior produtor de café conilon do Estado e um dos maiores do País.
Com Erico Orletti, tratou da participação da Associação dos Irrigantes do Espírito Santo no processo de criação do Polo de Agricultura Irrigada, que será o 11º do País. Erico é vice-presidente da Associação, presidida pelo seu primo Thiago.
Mazinho falou para lideranças políticas, comunitárias e empresariais na Câmara de Montanha na terceira reunião ordinária da Frente de Desenvolvimento do Noroeste e Extremo Norte, com a participação, ainda, do diretor-presidente do DER-ES, José Eustáquio Freitas, falando sobre os investimentos do Governo do Estado na região.
O major Manoel Gambarti Filho, comandante da 16ª Companhia Independente da Polícia Militar, expôs sobre as estratégias que resultaram em significativa redução dos índices de violência em Pinheiros, Montanha, Mucurici e Ponto Belo nos últimos dois anos.
Depois, o deputado foi para Vinhático participar da reunião técnica liderada pelo diretor do DER-ES para discutir a recuperação da rodovia ES-130, entre Nova Venécia e Boa Esperança, Boa Esperança a Pinheiros, Pinheiros a Vinhático e, agora, de Vinhático a Montanha, melhorando as condições de circulação de pessoas e produção econômica da região.
De Montanha, o deputado seguiu para Ecoporanga, onde passou a sexta-feira (18) em diversos encontros com lideranças, acompanhado do vereador Eduardo Muquy e do pré-candidato a prefeito Zé Luiz.
Sua agenda na região será completada com a participação na festa de Água Doce do Norte, junto com o prefeito Abraão Lincoln. (Da Redação)
Comente este post