
Dezenas de estudantes do 6° e 7° Ano Matutinos, tiveram uma aula diferente na manhã desta quarta-feira, 13. Monitorados pelos professores Meirimar Saar, Márcio e Lucimar, eles participaram de uma atividade interdisciplinar sobre Gênero Textual Entrevista e foram levados para conhecer a Área Verde Sebastião Simões, que fica no bairro Cruzeiro, logo acima da praça Arlindo Pinto da Costa.
Ao final da visita os estudantes saíram encantados com o local, que ainda está em processo de construção e deverá ser inaugurada este ano, por ocasião da Festa da Cidade.
+ Sobre a Área Verde
A Área Verde Sebastião Simões, no bairro Cruzeiro recebeu plantio de grama e árvores na sua parte mais alta, além de plantio de flores na última pista de caminhada. Mas, de acordo com funcionários da Biolife, empresa contratada para fazer o paisagismo do local, em breve terá início a implantação do sistema de iluminação, com dezenas de postes com luminárias e lâmpadas de LED, além de lâmpadas coloridas nos troncos das árvores, que darão um visual especial à área durante a noite.
As obras do mirante no local já foram concluídas com grades de proteção nas laterais e, o caramanchão, ou seja, uma estrutura de madeira no teto, que será encoberto por plantas trepadeiras.
A Área Verde Sebastião Simões tem cerca de 650 m² de pista de caminhada pavimentada em bloquete e outros 2.935 m² em bloco sextavado, nas ruas Cleto Ceciliano de Paula e Pimenta Sathler, que interligam a rua Gumercindo Farias à rua Ayrton Senna da Silva, que por sua vez, vai até a rua Prefeito Manoel Gonçalves, ao lado do Hospital Estadual Dr. Alceu Melgaço Filho (HDAMF).
Para quem olha do centro da cidade, ou mesmo faz uma visita ao local, é visível o desenvolvimento das mudas de árvores, arbustos, flores e grama no local, ‘um visual de grande beleza para uma área que era muito abandona nas gestões anteriores’, como disse um morador ao site Tribuna Norte Leste.
A requalificação do espaço público naquele bairro teve início ainda em 2021 com a retirada de eucaliptos e outras árvores que ameaçavam cair sobre as casas da rua Prefeito Manoel Gonçalves, no centro.
Desde meados de julho do ano passado, as secretarias municipais de Obras e Urbanismo e de Interior e Transportes deram início às obras de pavimentação do local, que também continua recebendo plantio de grama, flores e novas árvores.
À exceção do paisagismo, toda a obra está sendo tocada com recursos próprios.
Uma lei aprovada no ano passado, deu ao local o nome de Área Verde Sebastião Simões, em homenagem ao comerciante Sebastião Simões da Silva, dono da antiga Casa Simões no centro e um incentivador da preservação ambiental no município.
Árvores nativas da flora brasileira, como perobas, um dos símbolos da cidade, estão sendo preservadas. O local está recebendo gramado e plantas decorativas.
“Em breve teremos um novo visual naquela área, tanto para quem olha a partir do centro da cidade quanto para os que quiserem apreciar a vista da cidade lá de cima”, resume o prefeito Enivaldo dos Anjos. (Da Redação)
Comente este post