Com 72,6 mil habitantes, dados do IBGE, Mantena (MG) e Barra de São Francisco já acumulam 5.106 casos e 144 mortes causadas pela Covid-19. Os dados constam dos boletins emitidos diariamente pelos dois municípios e mostram que a doença está avançando mais no município capixaba, mas as duas cidades, que têm intenso convívio diário, estão preocupadas em tomar medidas de contenção.
O fato de Barra de São Francisco ter sido apontado como o epicentro da nova cepa do coronavírus, a chamada cepa inglesa, ou B. 1.1.7, preocupa a população do município vizinho, que acredita que a variante do vírus esteja circulando por lá.
“Pelo tanto gente que vem sendo contaminada e o tanto de mortes nos últimos dias, com certeza, já temos essa variante por aqui”, analisa um mantenense que não quis ter seu nome divulgado.
Ontem, 25, em conjunto com as autoridades do lado capixaba, Mantena instalou uma barreira sanitária na divisa dos Estados, no distrito de Bananal, local erroneamente chamado de “fronteira”.
Em Barra de São Francisco, o prefeito Enivaldo dos Anjos (PSD) diante do avanço descontrolado da pandemia em março, decretou Estado de Calamidade e Emergência em Saúde, desde a quarta-feira, 24.
Já do lado mineiro, o prefeito João Rufino Sobrinho (PSB), que desde o ano passado vinha desafiando os decretos estaduais para manter aberto o comércio local, aderiu na semana passada à Onda Roxa, nível mais severo de enfrentamento à Covid-19 em Minas Gerais.
Com lágrimas nos olhos, João Rufino anunciou a adesão às medidas, mas não foi suficiente. Os números da doença estão avançando de forma parecida com os de Barra de São Francisco, guardadas as proporções populacionais.
Mantena, que tem, segundo o IBGE, 27.647 habitantes, acumulava 1.433 casos de Covid-19 e 32 mortes no dia 6 de janeiro deste ano, segundo o boletim publicado pela Secretaria de Saúde do município mineiro.
Porém, até ontem, 25, o município mineiro já tinha 2.208 casos, ou seja, mais 775 casos em menos de 3 meses.
Barra de São Francisco, por sua vez, cravou 2.898 casos da doença e 91 óbitos, desde o início da pandemia até ontem, 25. O município capixaba tem 44.649 habitantes, segundo o IBGE e o índice de letalidade da doença está em 3,1% dos infectados.
São 144 mortes e 5.106 casos nas duas cidades, que somam 72.626 mil habitantes. Ou seja 0,19% da população das duas cidades morreu de Covid.
Em conversa com autoridades de Saúde de Barra de São Francisco, ficamos sabendo que a interatividade entre as duas cidades tem contribuído para o avanço da doença em ambas.
“Pelo que sabemos, as pessoas mais jovens, principalmente, costumam ir para de Barra de São Francisco para Mantena e vice-versa, para se divertir durante a noite sem respeitar os protocolos de segurança exigidos”, informa um médico conhecido em Barra de São Francisco. (Weber Andrade)
Comente este post