O governador Renato Casagrande (PSB) cumpriu uma agenda internacional como seu último compromisso oficial antes de passar ao vice Ricardo Ferraço (PSDB) o comando do Executivo estadual e sair em 10 dias de férias: recebeu o embaixador do Azerbaijão, Rashad Novruz, no Palácio Anchieta.
O embaixador foi recebido no terceiro dia de visita ao Estado para estabelecer contatos visando a intercâmbio comercial e cultural e saiu encantado com o que encontrou de Norte a Sul e anunciou que vai voltar em julho ou agosto, agora acompanhado de integrantes de seu governo e empresários de seu País.
O encontro durou 20 minutos e contou com a participação também do vice-governador, que havia chegado em Palácio para a transmissão oficial do comando do Governo. Anteriormente, Ricardo Ferraço já havia recebido o embaixador, como vice e como secretário de Desenvolvimento, na quarta-feira (3), no Palácio do Fonte Grande.
Casagrande e Novruz trocaram presentes e informações. O embaixador falou da missão de sua visita e Casagrande ouviu com atenção, aproveitando para falar da Escola de Música do Espírito Santo, uma vez que os azerbaijaneses são muito ligados a essa arte.
Bem disposto a aproveitar cada minuto, o diplomata saiu do Anchieta e foi encontrar-se com o prefeito Arnaldinho Burgo, de Vila Velha, para falarem sobre portos – o país do Leste europeu tem sua costa banhada pelo mar Cáspio e é porta de entrada de mercadorias para a região, com consistente malha ferroviária. Depois, Rashad falou com alunos de Relações Internacionais da UVV e terminou sua visita participando de uma apresentação da Orquestra Sinfônica do Espírito Santo, na Ufes.
NOROESTE
O embaixador do Azerbaijão visitou o Noroeste do Estado na quinta-feira (4) e foi recebido com honras de chefe de Estado. Foi dia de festa na cidade, onde encontrou-se com empresários do café e de rochas na Cooabriel, a maior cooperativa de café conilon do Brasil.
Novruz ainda visitou uma pedreira de extração de granito e conheceu uma das maiores fazendas de produção de café do Estado, do empresário Carlos Kubits. Café e rochas ornamentais são dois produtos que deverão entrar na pauta de importações do Brasil, que hoje é tímida, sendo liderada pela soja.
Em Cachoeiro de Itapemirim, manhã desta sexta-feira, o embaixador reuniu-se com empresários do setor de rochas no sindicato das empresas produtoras.

No primeiro dia, o deputado Lucas Polese, que organizou a visita de Novruz, o acompanhou em visitas à Federação das Indústrias, ao Sindiex, ao prefeito Pazolini, de Vitória, ao vice-governador Ricardo Ferraço e no encontro com empresários e executivos num fast breake na Capitania dos Portos. (Da Redação)
Comente este post