O secretário municipal de Saúde, Elcimar de Souza Alves, que tambem preside a Comissão Eleitoral para escoha da lista tríplice de candidatos ou candidatos ao comando da Secretária municipal de Educação (SEMED), informou nesta segunda-feira, 2, que o processo de escolha acontecerá a partir desta terça-feira, 3, com a abertura das inscrições aos candidatos ao cargo, que era ocupado pelo pedagoga Delma do Carmo Ker e Aguiar, eleita no início de 2021 para um mandato de dois anos.
As inscrições se encerram na quarta-feira, 9, e o prefeito Enivaldo dos Anjos tem até o dia 23 para nomear a pessoa que for eleita. Confira as regras gerais no edital.
Delma, que já era secretária na gestão anterior, de Alencar Marim, disse que será novamente candidata ao cargo, que ocupa há cerca de 5 anos.
O secretário municipal de Saúde, Elcimar de Souza Alves, que preparou o primeiro ato de eleição, no ano passado, está cuidando dos detalhes do novo pleito, junto com a Secretaria Municipal de Administração e Recursos Humanos e a própria SEMED.
A eleição para formação da lista tríplice deverá acontecer no auditório da Escola Municipal de Ensino Fundamental em Tempo Integral (EMEFTI), antiga escola Santa Terezinha.
Terão prioridade para votar as grávidas, portadores de necessidades especiais e pessoas com dificuldade de locomoção, mesmo que temporária. “Cada candidato deverá indicar um fiscal para o pleito, para garantir a total transparência da escolha”, salienta Elcimar de Souza Alves.
Encerrada a votação, a mesma comissão eleitoral nomeada fará a apuração dos votos. O resultado terá divulgação imediata.
Delma quer continuar
Ouvida pela reportagem do Tribuna Norte Leste na manhã desta quinta-feira, 29, a secretária municipal de Educação, Delma Ker, disse que colocará seu nome de novo para apreciação dos colegas da SEMED.
“Estou muito envolvida hoje com algumas questões pontuais e não tenho como falar agora sobre metas para um próximo mandato, mas espero continuar no cargo e dar continuidade ao processo de evolução da educação municipal, com apoio de todos”, resumiu.
Somente podem concorrer à lista tríplice e, portanto, serem nomeados para comandar a SEMED, os profissionais de educação assim reconhecidos pelo artigo 61 da Lei Federal 9394/96, com a redação dada pela Lei Federal 12014/2009. O Decreto prevê habilitação à lista tríplice para todos os profissionais, inclusive aposentados, que possam comprovar atividade profissional na rede pública de qualquer ente federativo ou na rede privada.
O Decreto, que democratiza a escolha do futuro secretário de Educação, também prevê que, não havendo pelo menos três inscritos, o prefeito dispensará a votação e, por presunção de desinteresse da categoria, poderá nomear qualquer pessoa para ocupar a titularidade da Educação municipal.
Conhecida a lista tríplice, começará o processo de escolha do secretário. Antes do final de janeiro os candidatos constantes da lista deverão encaminhar seus planos e projetos para a educação a fim de serem examinados pelo prefeito Enivaldo dos Anjos. (Weber Andrade)
Comente este post