Usiel Carneiro de Souza*
O Natal está logo ali e o momento em nossa sociedade é sui generis. Há muito ódio, rejeição e cancelamentos por aí. Há muitos medos e ideias esquisitas dominando o comportamento das pessoas. Há amizades e relações familiares em risco. Há palavras duras e impensadas transitando pelos lábios e dedos. Ouço semanalmente histórias de pessoas machucadas. Mas o Natal está logo ali. Será que isso ajudará?
O Natal bem que poderia arrefecer os ânimos, gerar trégua, alimentar reflexões. Que ele nos capacite a ouvir, nos inspire a tirar as dúvidas sobre os amigos que passamos a desprezar e até atacar por escolherem outro candidato. Seria maravilhoso uma recuperação da consciência de que ser de direita ou de esquerda não precisa significar ser desprezível, indigno de confiança, a personificação do mal. Como precisamos de lucidez!
Será que o Natal nos ajudará? Afinal, ele nos chama a olhar para o Filho de Deus. Ele anuncia o amor do Criador por suas criaturas. A luz verdadeira, que ilumina todo ser humano, de direita e de esquerda, veio ao mundo. Sua luz será recebida por nós para afugentar as sombras que cobriram nossas relações?
O Natal é a penas uma data, um dia, mas é uma oportunidade. Aproveite. Ore pelos seus desafetos, pelos que não compreende e pelos que não compreendem você. Até ontem, talvez, vocês tenham andado como amigos, partilhando dores e alegrias! Mas com as eleições e as posições diferentes um muro se ergueu. Escolher lados opostos em processos políticos não deveria jamais comprometer amizades! Não despreze as pessoas que foram vida para você em tantos momentos e lhe fortaleceram em tantas lutas! O que nos disseram que alimentou isso?! Jesus nos diz para amar os inimigos. Quem anda nos ensinando a odiar os amigos? Não faz sentido permitir que uma eleição presidencial invalide pessoas, comprometa relações, sepulte histórias de amor.
O Natal está logo ali. Que ele ressignifique as últimas eleições. Que ele inspire a restauração de relacionamentos. Mas isso não será uma mágica ou um milagre. Precisará ser uma escolha. Uma escolha de cada um de nós!
* Usiel Carneiro de Souza é teólogo, administrador e pastor da Igreja Batista da Praia do Canto (Vitória – ES)
Comente este post