Weber Andrade
Na minha cidade natal, Mutum (MG), quando adolescente, eu era recebido na casa de uma amiga pianista, nas tardes em que costumava ir ouvi-la tocar piano, com uma dose de licor de jenipapo, feita pela mãe dela. Era quase um namoro e parece que a mãe – e o pai também – da moça fazia gosto em casa-la comigo, mas acabou não dando certo…
Muitos anos depois, já adulto e ainda solteiro, aqui mesmo em Barra de São Francisco, descobri uma ‘cachaçaria’ na casa de outro amigo, onde o licor de jenipapo abundava. Mas o licor daqui, às vezes, era produzido sem nenhum açúcar extra, só o da fruta. Uma bebida muito boa, ideal para se tomar como aperitivo ou digestivo.
O jenipapo, embora originário da região amazônica, se deu muito bem no clima quente e úmido da divisa entre o Espírito Santo e Minas Gerais. É possível encontrá-lo facilmente até mesmo em beira de estrada e a fruta acaba estragando, já que não é muito apreciada por pássaros e outros animais e a maioria das pessoas não conhece os benefícios do jenipapo.
Fruto de uma árvore chamada jenipapeiro, ela pode ser encontrada do Norte ao Sudeste do Brasil e traz muitos benefícios para a saúde.
O amigo de Barra de São Francisco, o aposentado Cícero Heitor Pontes Pereira, 85 anos, gosta de consumir jenipapo ‘in natura’ e fazer os licores que engarrafa e costuma presentear os amigos. Para ele, o consumo também é uma necessidade, por causa da prevenção à anemia.
O fruto é composto por nutrientes como ferro, cálcio, vitamina B2, vitamina B3, vitamina C, fibras, proteínas e fósforo, por isso só traz vantagens à saúde do organismo humano.
Além das vitaminas e sais minerais, ou talvez por causa deles, o fruto possui propriedades tônicas, laxantes e digestivas.

Na Feira Livre da Rua Mineira, quando é tempo de jenipapo – o fruto demora até um ano para amadurecer e, geralmente está pronto para consumo no verão – como agora, pode-se encontra-lo por preço bem módico, mas há quem cobre até R$ 1 por um fruto. Por isso, vale a pena procurar nas propriedades rurais de amigos e até em quintais da cidade. Na subida para o Ceemti João XXIII, por exemplo, há um pé de jenipapo frondoso e cujos frutos quase não são utilizados.
Mas vamos ao que mais interessa, como consumir o jenipapo. Além de suco, ele pode ser consumido em compotas, geleias e no tradicional licor, a forma mais apreciada.
Assista o vídeo
Propriedades terapêuticas
Combate a anemia
Estimula o apetite
Ajuda a aumentar o número de plaquetas do sangue
Tem propriedades afrodisíacas
Alivia os enjoos da gravidez
Alivia os efeitos da bronquite
Combate o reumatismo;
Combate problemas nos rins, nos fígados e no baço;
Diarreia;
Úlcera;
Faringite;
Problemas na circulação sanguínea;
E problemas respiratórios.
Tabela Nutricional do Jenipapo
Componentes (em 100 g de jenipapo)
Calorias – 113 kcal
Carboidratos – 25,7 g
Fibras – 9,4 g
Proteínas – 5,2 g
Gorduras – 0,3 g
Fósforo – 58 mg
Cálcio – 40 mg
Ferro – 3,6 mg
Vitamina B2 – 0,04 mg
Vitamina C – 33,0 mg
Vitamina B3 – 0,5 mg
Fonte: INCT – Frutos Tropicais
Receitas para aproveitar os benefícios do jenipapo
Xarope de jenipapo (Para tratar a bronquite)
Ingredientes
Três jenipapos cortados em pedaços;
1 limão galego com casca em pedaços;
2 litros de água;
Mel.
Modo de preparo: Colocar a água, os jenipapos em pedaços e o limão-galego em uma panela e deixar cozinhar durante 40 minutos;
Esperar esfriar, em seguida adicionar o mel ou melaço de cana e guardar em um vidro.
A recomendação é que adultos tomem uma colher de sopa do xarope de duas a três vezes ao dia. Enquanto as crianças devem ingerir uma colher de chá do remédio natural de uma a três vezes ao dia.
Observação: apesar do tratamento caseiro, é fundamental que o tratamento contra a bronquite seja acompanhado por um médico.
Receita de suco de jenipapo
Ingredientes
1 unidade de jenipapo;
1 copo de água.
Modo de preparo:
Cortar o jenipapo em pedaços;
Levar os pedaços do fruto ao liquidificador juntamente com o copo de água e bater;
Coar antes de servir.
*Geralmente o açúcar do próprio fruto já adoça, mas pode-se colocar um pouco de mel ou de açúcar comum.

Licor de jenipapo
Ingredientes
20 jenipapos
2 litros de cachaça
2 quilos de açúcar
Modo de preparo: Lave os frutos, corte ao meio e retire as sementes. Corte em fatias finas, da grossura de um dedo, coloque o açúcar no fundo de um vidro de boca larga, coloque as fatias e depois despeje a cachaça por cima.
Deixe descansar por 15 dias, mas vire o vidro de cabeça para baixo de vez em quando, e retorne-o à posição original, para que o açucar vá desparecendo.
*A mesma receita pode ser feita sem o açucar, para quem é diabético ou prefere não consumir açúcar. É só colocar o jenipapo fatiado em um vidro, até mesmo em garrafas e litros, completar com cachaça e deixar descansar por 15 dias.
*Com site mundodaboaforma.com.br
Comente este post