Há quase 8 anos, em junho de 2013, o jornal Estado de Minas publicava uma reportagem sobre o ‘abandono’ do trecho de 125 quilômetros da BR-381, entre Governador Valadares e Mantena, já na divisa com o Espírito Santo e o clamor da população dessa região do leste de Minas Gerais pela duplicação do trecho da rodovia.
Há poucos dias, o maior jornal de Minas Gerais voltou a falar do assunto, mas, desta feita, o mote foi o Movimento Rota 381, que estará sendo lançado no dia 5 de março, em Barra de São Francisco, por iniciativa do prefeito Enivaldo dos Anjos (PSD), e que pretende reunir lideranças políticas e empresariais do Norte do Espírito Santo, Leste e Nordeste de Minas, em torno da duplicação da rodovia entre São Mateus e Governador Valadares.
Divulgada no dia 10 deste mês, a ideia do movimento tem alcançado a mídia já em nível nacional. Após repercutir na mídia de São Mateus e da capital capixaba, Vitória, a ideia foi parar no jornal Diário do Rio Doce – hoje portal de notícias – com mais de 60 anos de tradição em Governador Valadares, alcançou o Estado de Minas, na capital mineira e repercutiu até no MSN Notícias, o site de notícias da Microsoft.
Para o idealizador do movimento, Enivaldo dos Anjos, essa repercussão mostra a força da região dos vales do rio Doce e Mucuri, em Minas Gerais e do vale do São Mateus, no Espírito Santo e sinaliza uma convergência de agentes políticos e econômicos em torno de um projeto fundamental para o rápido desenvolvimento dessa região, que hoje tem uma forte produção de granito, café e gado, além de ser um polo turístico reconhecido nacionalmente.

Todos os prefeitos da região da Sudene no Espírito Santo, ao norte do rio Doce, num total de 27 municípios, estão sendo convidados pessoalmente pelo prefeito francisquense e, pelo menos 30 empresários já confirmaram, junto à Petrocity, interesse em participar do encontro, que será no cerimonial Manaaim, que tem 900 metros quadrados.
Dentre eles, está José Roberto Barbosa da Silva, CEO da Petrocity, empresa que acabou de assinar o memorando de entendimento para realizar os estudos da Ferrovia Minas Espírito Santo (EFMES), que seguirá paralela à BR-381 entre São Mateus e Ipatinga, no Vale do Aço mineiro, chegando até Sete Lagoas, já na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).

A empresa que fará o projeto executivo e captará recursos para a construção da EFMES, projetada pela Petrocity Portos para ligar o porto de Uruçuquara, onde fica o Complexo Portuário de São Mateus a Sete Lagoas (MG), também apresentará o projeto aos líderes políticos e empresariais que se reunirão no dia 5 de março em Barra de São Francisco, a convite de Enivaldo, para o lançamento do Movimento Rota 381, que buscará a duplicação da BR-381.
“Vamos fazer tudo dentro das regras de segurança da Covid-19. O local é muito amplo e manteremos distanciamento social entre os convidados, que deverão estar de máscara durante todo o evento”, disse o secretário de Desenvolvimento e Geração de Empregos de Barra de São Francisco, Guilherme Fernandes, que está na coordenação do evento. (Da Redação com José Caldas da Costa)
Comente este post