A candidata Simone Tebet (MDB) foi a mais bem avaliada, enquanto Jair Bolsonaro (PL) foi considerado aquele com o pior desempenho no primeiro debate presidencial, mostra pesquisa qualitativa realizada pelo Datafolha com eleitores indecisos ou que pretendem votar em branco ou anular em outubro.
Com críticas a corrupção nos governos de Jair Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Tebet, quarta colocada na intenção de votos da última pesquisa Datafolha, teve o melhor desempenho para a maior parte dos entrevistados.
Já Bolsonaro foi quem se saiu pior para cerca de metade dos participantes. Em segundo lugar, com menos da metade do percentual de Bolsonaro, aparece Lula.
O debate organizado por Folha, UOL e TVs Bandeirantes e Cultura reuniu Lula, Bolsonaro, Ciro Gomes (PDT), Tebet, Luiz Felipe d’Avila (Novo) e Soraya Thronicke (União Brasil) na noite deste domingo (28) na sede da Band em São Paulo.
Na classificação de melhor desempenho, depois de Tebet, ficou Ciro Gomes, com pouco mais da metade do percentual alcançado pela emedebista, enquanto Bolsonaro e Lula apareceram empatados na sequência, e d’Avila e Thronicke foram os últimos a serem mencionados.
A pesquisa qualitativa do Datafolha ouviu 64 pessoas, que foram separadas em três salas virtuais enquanto assistiam ao debate. Elas analisaram a performance dos candidatos nos três blocos e, ao fim, elegeram quem se saiu melhor e pior.
Os eleitores também foram questionados se mudaram de opinião sobre o voto, e 67% responderam que sim. Para 80%, o debate foi considerado muito importante na definição do voto.
Segundo a última pesquisa Datafolha, realizada de 16 a 18 de agosto, 6% dos eleitores têm intenção de votar em branco ou nulo em outubro e 2% ainda não sabem em quem votar.
A pesquisa deste domingo, 28, não é representativa da população brasileira e visa mostrar a percepção de eleitores indecisos sobre seu voto ou que pretendem votar em branco ou nulo em outubro.
A metodologia reuniu cerca de 30 eleitores não convictos dos três presidenciáveis mais bem posicionados nas pesquisas. São eleitores de Lula (PT), de Jair Bolsonaro (PL) e de Ciro Gomes (PDT). Além disso, foram incluídos indecisos de outros candidatos e cerca de 20 pessoas que pretendem votar branco ou nulo.
A amostra agregou homens e mulheres de 22 a 69 anos, moradores de todas as regiões, escolaridade variada, de ensino fundamental a superior e renda familiar mensal entre dois e 10 salários mínimos. Havia eleitores assalariados, autônomos, profissionais liberais, funcionários públicos, desempregados e estudantes. (Da Redação com Folha S. Paulo)
Comente este post