A Justiça Eleitoral recebeu pelo menos 28 mil registros de candidaturas às eleições de outubro. O prazo para o recebimento de registros terminou às 19h.
Os dados foram atualizados às 19h21 e estão disponíveis na plataforma DivulgaCand, administrada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Os números ainda não estão consolidados e podem sofrer nova atualização.
No Espírito Santo, foram registradas 707 candidaturas, sendo 506 candidaturas a deputado estadual, média de 16,9 candidatos por vaga. Nomes como Gasolina, Zé do Gás, Zé da Égua, Wap Wap e Thor, o Pagodeiro do Amor vão disputar uma das 30 vagas na Assembleia Legislativa com outros já consagrados na política estadual.
Para a Câmara dos Deputados, foram registrados 192 nomes em busca de uma das dez cadeiras do Espírito Santo. São 19,2 candidatos por vaga.
E para o Senado, nove candidatos disputam a única cadeira em disputa, da senadora Rose de Freitas (MDB), que concorre também a um novo mandato.
https://divulgacandcontas.tse.jus.br/divulga/#/estados/2022/2040602022/ES/candidatos
No país
Com o fim do prazo, foram recebidos 12 registros de candidaturas à Presidência; vice-presidente (12); governador (223); vice-governador (223); senador (231); 1º Suplente de senador (232); 2º suplente de senador (233); Deputado Federal (10.258); Deputado Estadual (16.161) e Deputado Distrital (591).
Após os candidatos serem aprovados nas convenções partidárias, o pedido de registro de candidatura na Justiça Eleitoral é uma formalidade para verificar se os candidatos têm alguma restrição legal e se podem concorrer ao pleito.
Com o recebimento dos pedidos, as solicitações de candidaturas serão publicadas pelo tribunal. Em seguida, será aberto prazo de cinco dias para que candidatos e partidos adversários e o Ministério Público Eleitoral (MPE) possam impugnar os pedidos.
O próximo passo será o julgamento do registro pelo ministro que foi sorteado para relatar o processo, que deverá ser julgado até 12 de setembro.
Os candidatos não precisam estar com os registros aprovados para iniciarem a campanha eleitoral, que começa nesta terça, 16.
O primeiro turno será realizado no dia 2 de outubro, quando os eleitores vão às urnas para eleger o presidente da República, governadores, senadores, deputados federais, estaduais e distritais. Eventual segundo turno para a disputa presidencial e aos governos estaduais será em 30 de outubro. (Da Redação com Agência Brasil)
Comente este post