
Acabou o sonho do Nova Venécia de subir de divisão no futebol brasileiro e do futebol capixaba de acesso à Série C, completando 15 anos na quarta divisão nacional: precisando vencer para reverter a derrota no Rio de Janeiro, o time veneciano esteve duas vezes à frente do placar no estádio Zenor Pedrosa Rocha, na tarde deste domingo, 14, mas nas duas permitiu o empate adversário e com os 2 a 2 a Portuguesa do Rio se classificou para as quartas-de-final. Quem vencer os confrontos dessa fase, estará classificado para a Série C em 2023.
Emerson fez os dois gols do Nova Venécia e Emerson Carioca os dois da Portuguesa. No primeiro tempo, o time capixaba abriu o placar, com gol de cabeça, mas acabou cedendo o empate em cobrança de falta de Carioca, que o goleiro Paulo Henrique somente olhou. Na etapa final, de pênalti, Emerson colocou o time capixaba na frente novamente, mas não demorou muito para, num contra-ataque, a Lusa empatar de novo com Emerson.
Nos minutos finais, o Nova Venécia ainda teve uma chance de levar a decisão para os pênaltis, mas desperdiçou uma falta na meia lua, cobrada com displicência para defesa fácil do goleiro carioca.

Ao final do jogo, aconteceu o que não precisava. Torcedores e jogadores do banco de reservas do Nova Venécia foram acusados de agressão aos jogadores da Portuguesa, que comemoravam no centro do gramado a classificação. Um dos seguranças da Lusa apareceu com hematomas no rosto. A Polícia Militar interveio e garantiu a segurança dos visitantes em seus vestiários.
O fim de semana decidiu os oito classificados para as quartas de final da Série D, com os seguintes resultados: Nova Venécia 2 x 2 Portuguesa-RJ (Lusa 3 a 2 no placar agregado com o primeiro jogo); São Bernardo 1 x 1 Bahia de Feira (São Bernardo 2 x 1 no agregado); Caxias 0 x 0 Real Noroeste (Caxias 3 x 0 nos pênaltis); Pouso Alegre 1 x 0 Paraná (Pouso Alegre 2 x 1 no agregado); Amazonas 2 x 1 Lagarto (Amazonas 3 x 2 no agregado); Tocantinópolis 1 x 0 Santa Cruz (no agregado, Tocantinópolis 1 x 0); Moto Club 0 x 1 América-RN (no agregado, América 3 x 1); Asa 0 x 0 Rio Branco-AC (nos pênaltis, Asa 5 x 4).
Além disso, a última rodada definiu os confrontos da próxima fase, de onde sairão os quatro times classificados para a Série C em 2023.
- Amazonas x Portuguesa-RJ
- São Bernardo x Tocantinópolis
- América-RN x Caxias-RS
- Pouso Alegre x ASA
Uma das semifinais sairá dos vencedores dos confrontos Amazonas x Portuguesa-RJ e Pouso Alegre(MG) x ASA (AL). A outra sairá dos que triunfarem nos confrontos São Bernardo x Tocantinópolis e América-RN e Caxias-RS. (Da Redação com GE)
Comente este post