As obras de construção e implantação do Centro de Hemodiálise de Barra de São Francisco entraram em fase de acabamento externo na semana passada. Os materiais para pavimentação da área já estão no local e, em seguida, deve ter início a pintura do imóvel, que fica na avenida Victoria Fernandes de Jesus, no bairro Irmãos Fernandes.

O prédio está sendo construído pelo empresário Márcio Fernandes, mais conhecido como Márcio Madeiras, em um terreno da sua propriedade e será arrendado ao Grupo MedSolution, que irá o serviço no município.
A obra foi articulada no início do ano passado, pelo então prefeito Alencar Marim (Podemos), mas conta com todo o apoio do atual prefeito, Enivaldo dos Anjos (PSD), que também vinha buscando meios de viabilizar o serviço em Barra de São Francisco e região desde quando ainda era deputado estadual.
Ainda não há previsão de inauguração do centro, uma vez que a conclusão da obra deve demorar ainda pelo menos dois meses e, após isso, terá início a implantação dos equipamentos dentro do prédio, pela MedCenter.
O ex-prefeito Alencar Marim salienta que a vinda da obra foi uma das maiores conquistas da sua administração, embora seja fruto da iniciativa privada. “Estamos comemorando essa obra, tão sonhada pela nossa comunidade e região e que está sendo construída em ritmo acelerado”, destacou ele, no final do ano passado.
A articulação do com o Governo do Estado e a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) com apoio do então prefeito Enivaldo dos Anjos, também foi destacada por Alencar Marim no final do seu mandato.
“O secretário, Nésio Fernandes, esteve visitando a obra recentemente, elogiou a nossa articulação, e garantiu que o Estado será parceiro para que o Centro de Hemodiálise funcione plenamente”, disse o prefeito.
O nome do centro será Med.Álise e, segundo as postagens na rede social do grupo MedSolution “vem para mostrar que proporciona muito mais do que apenas saúde, mas sim atendimento humanizado, eficiente e de qualidade, contando com uma equipe de profissionais prontos para atender a região.”
O Centro de Hemodiálise deverá ter máquinas suficientes para atender não só a Barra de São Francisco, mas também a maior parte dos municípios da região noroeste capixaba e leste mineiro. Estima-se que mais de 200 pessoas da região façam hemodiálise em Colatina ou outros centros.
As sessões de hemodiálise são realizadas geralmente em clínicas especializadas ou hospitais, com utilização das máquinas que filtram e limpam o sangue, no mínimo 3 vezes por semana e cada uma tem duração de aproximadamente 3 a 4 horas, sempre acompanhados de uma ou mais enfermeiras responsáveis. (Weber Andrade)
Comente este post