
Aliar aumento da produção e da produtividade agrícola com preservação e recuperação ambiental e democratização dos conhecimentos. Em resumo, este é o foco do projeto de implantação das Unidades de Referência Tecnológica (URTs) que deverão ser implantadas em breve pelos campi dos Ifes voltados para a formação na área agrícola, como o de Barra de São Francisco.
De acordo com o diretor geral do campus do Ifes em Barra de São Francisco, professor Leonardo Siqueira, o projeto conta com recursos de emenda da senadora Rose de Freitas, da ordem de R$ 2 milhões e vai permitir a implantação de um moderno polo de fruticultura em Barra de São Francisco.
“Nós já estamos nos preparando para implantar o projeto aqui. Teremos esse polo de fruticultura, com mudas clonais de diversos tipos de frutas e várias URTs espalhadas pelos municípios próximos, como Água Doce do Norte e Mantenópolis”, explica.
“Além da URT central aqui em Barra de São Francisco, em convênio com a Secretaria Municipal de Agricultura (Semag), vamos fazer convênios com as secretarias de agricultura dos municípios do entorno, para levar as tecnologias e conhecimento aos produtores rurais”, informa.
Siqueira esclarece ainda que as URTs serão implantadas em propriedades rurais e os proprietários terão que fazer um compromisso com o Ifes e o seu município para receber uma dessas unidades.
“A propriedade que entrar no projeto, terá que aceitar uma série de condições, como a abertura para a visitação de outros produtores, oferta de cursos e dias de campo, promovidos pelo Ifes”, finaliza.
As URTs são áreas demonstrativas que estão localizadas em propriedades rurais e nelas são realizados trabalhos de pesquisa e validação de tecnologia, em parceria também com a Embrapa. (Da Redação)

Comente este post