O site 360 Graus informou nesta quarta-feira, 13, que PT e PSB vão se coligar para apoiar a candidatura à reeleição do governador Renato Casagrande. De acordo com o site da capital, em reunião virtual iniciada às 20h30 desta quarta-feira, os membros do Diretório Estadual do PT cumpriram uma formalidade e aprovaram uma resolução que homologa a retirada da pré-candidatura do senador Fabiano Contarato ao governo e formaliza a decisão do PT de se coligar com o PSB e apoiar a reeleição do governador Renato Casagrande na corrida ao Palácio Anchieta.
Ainda segundo o site, quando a reunião se iniciou, o acordo nesse sentido já havia sido fechado entre as várias tendências e campos que compõem o partido.
“A única dissidência partiu da Democracia Socialista (DS), corrente do ex-vereador de Vitória Marcelão e do secretário estadual de Formação Política, Alexandre Mamute. Com poucos assentos no diretório, a DS apresentaria um voto em separado, contrário ao da grande maioria”, afirma o site.
Contarato participou da reunião e, segundo relatos, fez uma fala animada. Disse que quer contribuir muito para eleger Lula presidente, para ajudar o PT do Espírito Santo e para fazer com que os pobres “tenham vez e voz”.
O acordo entre as correntes a favor da aliança com Casagrande foi selado a partir de um indicativo da comissão eleitoral de líderes do PT que tiveram quatro reuniões de negociações com Casagrande e outros dirigentes do PSB, entre abril e julho. Essa comissão é formada, entre outros, pela presidente estadual do PT, Jackeline Rocha, o ex-prefeito de Vitória João Coser, o deputado federal Helder Salomão, a deputada estadual Iriny Lopes e o ex-deputado estadual José Carlos Nunes.
A última reunião da comissão eleitoral do PT com Casagrande ocorreu na manhã desta terça-feira, 12, na Residência Oficial do governador, na Praia da Costa. À noite, houve nova reunião, restrita aos membros da comissão, na qual Jackeline Rocha e companhia decidiram topar o acordo com o PSB de Casagrande. Foi a proposta levada por eles aos demais membros do Diretório Estadual, na votação da noite desta quarta.
A direção nacional do PT vinha pressionando os dirigentes estaduais pela conclusão do acordo com o PSB, também no Espírito Santo. No último dia 5, em reunião virtual, a própria presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, exortou os dirigentes capixabas a chegarem a um entendimento na eleição para o Palácio Anchieta, a fim de reproduzirem a aliança fechada com o PSB na eleição presidencial (chapa Lula-Alckmin) e em muitos outros estados.
Operação França
O fechamento da aliança com o PSB em São Paulo, no último fim de semana, foi o último ingrediente desse caldo que já era muito favorável a Casagrande. No maior estado do país, o ex-governador Márcio França aceitou desistir de concorrer de novo ao Palácio dos Bandeirantes para se candidatar ao Senado por São Paulo e apoiar o petista Fernando Haddad na disputa pelo governo estadual.
O próprio França já havia declarado que as tratativas com o PT envolvendo sua decisão em São Paulo seriam feitas “em bloco”, isto é, levando em conta os interesses do PSB na relação com o PT em outros estados. Uma das compensações pedidas ao PT pela cúpula nacional do PSB (da qual faz parte Casagrande) era, justamente, o recuo de Contarato e o apoio à reeleição do atual governador do Espírito Santo. Foi uma parte do combo.
Em coletiva de imprensa concedida na última segunda-feira (11), para anunciar publicamente sua pré-candidatura à reeleição, Casagrande fez o aceno final aos petistas aqui, em São Paulo e em Brasília: disse que fará campanha eleitoral para Lula e para nenhum outro candidato à Presidência. Nem Ciro Gomes (PDT) nem Simone Tebet (MDB)… “Ato de campanha, só com Lula”, sacramentou.
Não faltava mais nada
Segundo uma fonte do PT, o próprio Lula gostaria de fazer, nesta quinta-feira, 14, o anúncio da aliança com o PSB no Espírito Santo.
Afirma um parlamentar petista: “Hoje, no país, o PT é o único partido nacional e com projeto nacional. Nem o PSDB e o MDB podem dizer isso atualmente”. Nesse “projeto nacional”, o regresso de Lula ao Planalto tem centralidade. Talvez dessa vez eles não façam “o diabo” para ganhar a eleição, mas com certeza farão “tudo para isso”, afirma a mesma fonte… mesmo que isso inclua as concessões feitas em alguns estados, entre os quais o Espírito Santo, para agradar ao PSB, parceiro mais que estratégico. Se eleger Lula presidente é a prioridade nº 1 para o PT nacional, a nº 2 é fazer de Fernando Haddad o governador de São Paulo.
Para isso, o partido investiu tudo no convencimento do ex-governador Márcio França (PSB): com sua desistência em disputar a corrida ao Palácio dos Bandeirantes para se lançar ao Senado, selando a aliança PT-PSB também em São Paulo, Haddad terá uma Avenida Paulista desobstruída para vencer a eleição no maior estado do país, como prova pesquisa Datafolha publicada no dia 30 de junho: sem o socialista na cédula, Haddad sobra na estimulada com 34% das intenções de voto, ante 13% do 2º colocado.
Sabendo o quanto sua retirada estratégica beneficia Haddad e o PT, França esticou a corda para vender esse movimento o mais caro possível – ou seja, com o maior lucro eleitoral para o seu PSB. Falando à Folha de S. Paulo no fim de junho, ele mesmo afirmou que a definição sobre São Paulo só seria feita “em bloco”, envolvendo outros estados. Noutras palavras, o PSB teria que ser pago (e bem pago) pelo PT em outros colégios eleitorais, o que inclui o Espírito Santo.
Hoje, para o cacique do PT em Brasília, o Espírito Santo não tem o mesmo peso político que tem para o cacique do PSB. E Casagrande, é bom lembrar, é um dos caciques do PSB: ele é “só” o secretário-geral do partido no país, número 2 na hierarquia de comando. “O Espírito Santo é pequeno, mas Renato é grande no PSB”, resume um petista.
Assim, ainda que empurrado goela abaixo para alguns petistas capixabas, o recuo de Contarato foi efeito colateral de uma articulação maior, pactuada há muito tempo na conexão São Paulo-Brasília, muito longe dos desejos e esperanças de boa parte dos militantes petistas no Espírito Santo. (Da Redação com site 360 Graus)
Comente este post