
A Coordenadoria de Vacinas da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), já está vacinando os idosos com 90 anos ou mais contra a Covid-19. De acordo com o coordenador Salles Jr, a vacinação está sendo feita em domicílio e escalonada por unidade de saúde. Ele salientou que neste início de semana, estarão sendo atendido o distrito de Vargem Alegre e outras unidades de saúde na Sede e no interior.
Salles Jr., informou ainda que, apesar de constar no Painel de Vacinação da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), a quantidade de 234 doses para o grupo de mais de 90 anos, o número não é só para esssa faixa etária. “Ainda não recebemos todas as vacinas para o grupo prioritário de idosos e profissionais de saúde. Acredito que um novo lote deve chegar em breve e será suficiente para completar a vacinação desses grupos prioritários e começar a vacinar idosos com 85 anos ou mais e, em seguida, os idosos com 75 anos ou mais, até 84 anos”, disse ele.
Salles Jr. destacou ainda que o número de idosos acima de 60 anos em Barra de São Francisco deve chegar próximo de 8 mil. “Por enquanto estamos aplicando a primeira dose nos grupos prioritários, mas pelos meus cálculos o número de idosos acima de 60 anos deve se aproximar de 8 mil. Na campanha de vacinação contra a influenza (gripe), chegamos perto desse número. Aumentou muito – em relação a 2019 – porque muitos idosos procuraram a vacina contra a gripe achando que ela também protegeria contra a Covid-19″, explica.
Segundo ele, os idosos, agora têm procurado pela vacina contra a Covid-19, o que é muito bom, porque até pouco havia uma campanha de desinformação sobre os efeitos e a eficácia da vacina.
O Espírito Santo lançou ontem, 4, em ato simbólico no Palácio Anchieta, o início da vacinação contra a Covid-19 para os idosos com mais de 90 anos. A distribuição das doses aos municípios começou a ser realizada na quarta-feira, 3.
O Espírito Santo lançou na semana passada, em ato simbólico no Palácio Anchieta, o início da vacinação contra a Covid-19 para os idosos com mais de 90 anos. A distribuição das doses aos municípios começou a ser realizada na quarta-feira, 3.
Até o momento, segundo o Painel, o município já recebeu 936 doses, das 1.400 necessárias para vacinar os profissionais de Saúde, idosos em instituição de longa permanência e idosos com mais de 90 anos.
Vacinação de idosos no Espírito Santo
O Plano Nacional de Imunização (PNI) contra a Covid-19 estabelece que a população idosa acima dos 75 anos não institucionalizada faz parte do grupo prioritário para esta primeira fase da Campanha, entretanto, devido ao quantitativo de doses adquiridas pelo Governo Federal e distribuídas aos Estados, foi necessário realizar o escalonamento por idades, priorizando inicialmente o público de 90 anos ou mais.
Em relação à execução da imunização, a ação é realizada pelos municípios, mas o Estado, por meio do Programa Estadual de Imunizações e Vigilância das Doenças Imunopreveníveis da Secretaria da Saúde (Sesa), tem trabalhado em parceria na coordenação das estratégias, com orientações e recomendações, como iniciar a imunização nos próprios serviços junto a ações extramuros, com vacinação domiciliar de idosos com dificuldade de locomoção ou acamados.
Além disso, o Programa orienta que os municípios realizem estratégias também quanto à organização da demanda nos serviços de vacinação, com agendamento on-line ou telefônico, além de outras estratégias previstas no Plano Estadual de Operacionalização da Vacinação Covid-19. (Weber Andrade com Secom/ES)
Comente este post