
“A cada final de semana eu fico mais empolgado com essa feira, com a presença do povo na praça. O prefeito Enivaldo dos Anjos tem muita visão e sabe o que o povo gosta”, define o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Geração de Empregos, Guilherme Fernandes, responsável pela realização da Feira Gastronômica e Artesanal Elza Braga, nas noites de sábado, em frente à praça Arlindo Pinto da Costa e no trecho da rua Desembargador Dantos Bastos, entre a avenida Jones dos Santos Neves e a rua Astrogildo Romão dos Anjos.
Mas não é só a feira – que conta com música ao vivo, sempre trazendo artistas locais a cargo da Secretaria Municipal de Cultura e Lazer (Secultur) – que está atraindo o público para o centro da cidade.
Dentro do projeto Rua de Lazer, a praça central ganhou protagonismo, algo que não acontecia há muitos anos. Aliás, até pouco mais de dois anos atrás, o local era abrigo de moradores de rua e palco de prostituição e tráfico de drogas.
Agora, totalmente requalificada, ela atrai jovens, adultos, mãe, pais, mulheres, idosos e idosas, inclusive com as aulas de zumba e ginástica aeróbica, dentro do Projeto Avivar, voltado para a Terceira Idade. Todos os sábados, no final da tarde, antes do início da feira, a professora Bety reúne dezenas de mulheres e homens cadastrados no projeto, e também populares que querem se exercitar de forma divertida.

O Projeto Avivar, tem como coordenadora a professora de educação física Cleidimar de Almeida Resende (Cleidinha). Mas, a praça não é só dos idosos do Projeto Avivar. Com a quadra de esportes liberada, muitas crianças jogam pelada durante boa parte da tarde e da noite, com detalhes curiosos, como meninas e até uma cadelinha jogando bola ‘de boa’, entre os meninos.
Ao lado, os brinquedos do parquinho também atraíram dezenas de crianças que se divertem, vigiadas de perto por mães e pais.
O prefeito Enivaldo dos Anjos, que acompanha de casa o movimento, elogia a volta das pessoas o centro da cidade: “Vamos motivar nossa cidade, vamos alegrar as pessoas, vamos vibrar com Barra de São Francisco, umas das melhores cidades do Espírito Santo. Viva!” (Da Redação)
Comente este post