Ana Venâncio da Silva, 53 anos, nasceu em Galiléia (MG), no dia 10 de setembro de 1968, mas foi em Mantena (MG), que ela viveu boa parte da sua infância e adolescência e de lá saiu para se tornar uma atriz conhecida no Brasil inteiro, como Nani Venâncio, a onça da abertura da primeira versão da novela Pantanal, na extinta TV Manchete.
Até hoje ela tem vários parentes e amigos no município vizinho a Barra de São Francisco, que recordam da sua ascensão ao estrelato, no final da década de 1980 e início dos anos 90.
Foi uma das musas dos anos 90 e capa da Revista Playboy em janeiro de 1989.
Esta semana, poucos dias antes da estréia do ‘remake’ de Pantanal, que está sendo exibido na TV Globo, a ex-atriz e hoje apresentadora do programa Tarde Top, na RBTV, ela comentou sobre a sua participação na abertura da novela, no início dos anos 90.
“Há 32 anos atrás acreditava que esta era a única onça que iria enfrentar em minha vida, uma jovem que via as belezas do mundo, tantas coisas que que nossa inocência da adolescência iludida nos faz acreditar que iriam ser eternas”, inicia.
E continua: “Sou muito grata a esta menina inocente que iria enfrentar vários desafios ainda e se transformar na mulher forte, atriz, apresentadora, profissional multissetorial, mãe e todas as outras coisas que existem em uma mulher. Hoje sou uma mulher forte como a onça, que posso usar minha voz para levar a mensagem ao mundo de despertarmos para a preservação da natureza que de forma tão brilhante esta obra mostrou, locais tão lindos de nosso país, valores familiares e as verdadeiras importâncias que após 32 anos passaram a significar ainda mais. Aproveito para homenagear todos que fizeram parte desta obra na versão anterior e nesta atual”, disse.

Carreira
Em 1990, Nani apareceu nua na abertura da telenovela Pantanal, da Rede Manchete. No mesmo ano e na mesma emissora, atuou na minissérie O Canto das Sereias e se tornou apresentadora do VT Show. Também atuou nas novelas Mandacaru, na Bandeirantes, e em minisséries como Incidente em Antares, na Globo.
Apresentou os programas Nani Mulher (Rede Mulher), Questão de Opinião (Rede Record) e Altos Papos (RedeTV!).
Desde 2009, e por mais de década, foi apresentadora do programa A Tarde é Show, na RBTV, até 2021. Após o término, em abril, passou a apresentar o programa “Tarde Top” na TV Metropolitana, com Luciano Faccioli e Gisele Alves.
Em 1990, aos 21 anos, ela apareceu nua nas cenas de abertura de “Pantanal”, da extinta TV Manchete. Hoje apresentadora de TV, ela também foi capa da Playboy e ganhou um anel de esmeraldas do apresentador Gugu Liberato.
Aos 17 Nani posou nua para a Playboy. A revista, no entanto, esperou a modelo completar esperou a modelo completar 18 para publicar a capa.
Em entrevista ao “Luciana By Night”, em 2017, ela contou que não se considerava modelo já que não tinha altura, apenas “fazia algumas fotos”. “Foi a última Playboy que não teve Photoshop”, contou a apresentadora.
Enganada
Nani disse ter sido enganada ao gravar a abertura da novela Pantanal e ficou surpresa ao aparecer nua na abertura da novela. Ela afirmou ainda que não ganhava bem para gravar a cena e que, por ser funcionária da Manchete, “fazia o que lhe mandavam”.
“Não era eu ficar totalmente nua, eles me enganaram. Naquele tempo, a gente era muito ingênuo. Eu estava usando tapa-sexo, mas ficou marcado na mas ficou marcado na hora que eu mergulhava na piscina, que era na sede da emissora, inclusive. Aí o diretor me pediu para tirar, porque só apareceria a lateral do meu corpo, e acabei confiando”, relata ela, em vídeo publicado no YouTube. Nani reuniu o então marido, o ex-paquito Egon Júnior — conhecido como Gigio —, e alguns amigos, dentre eles o também ator Tarcísio Filho, que fazia parte do elenco, para assistirem, juntos, ao primeiro capítulo da novela.
Nani contou que desistiu de atuar após se recusar fazer uma cena de sexo na novela “Mandacaru”, que foi ao ar em 1997 na TV Manchete. A personagem da atriz na trama morreu após ela negar o pedido do diretor.
A decepção foi tanta que Nani desistiu da carreira de atriz. “Foi por isso que eu deixei de atuar. O Ibope estava fraco, e quando chegou o diretor — ele já é falecido — veio com o script do dia seguinte para gravar, tinha cena de sexo com dois cangaceiros. Eu falei: ‘Gente, não tem nada a ver com o personagem, ontem eu tinha gravado cenas quebrando a cara de uma cangaceira por mencionar que ela tinha olhado para um cangaceiro”, contou ela em entrevista ao “Sensacional” da RedeTV!.
“Se ele tivesse combinado comigo: ‘Nani, você vai fazer isso’, tudo bem, mas assim, não tinha nada a ver, era forçação de barra para Ibope”, relembrou ela.
Carreira de apresentadora
Abandonando a atuação, Nani focou na carreira apresentadora. “Eu nunca deixei de receber convites para atuar. Não sou tão boa atriz assim, me achava razoável. Comecei a apresentar e vi que gostava mesmo do ao vivo”, explica.
Envolvimento com Gugu
A apresentadora chegou a ganhar um anel de esmeraldas de Gugu Liberato, quando os dois eram muito próximos, no início dos anos de 1990. Apesar de nunca terem assumido namoro, Nani Venâncio disse que teria aceitado se casar com o apresentador, caso Gugu tivesse feito o pedido.
“O Gugu me deu uma aliança de fato, nós fomos padrinhos na época da Ingra Lyberato com o Jayme Monjardim no casamento deles. Estávamos em Salvador, e ele pegou uma taça de champanhe no avião, vendou meus olhos e me deu a aliança de esmeraldas no avião, no ar. Não pediu em casamento, me deu a aliança. Eu só me casaria com uma pessoa que eu admirasse, um amigo, então não vejo o menor problema, teria me casado com ele sim. Acho ele o máximo”, disse ela, na mesma entrevista do “Sensacional”.
Política
Nani se candidatou a vereadora da cidade de São Paulo pelo Republicanos, em 2012, e a deputada estadual de São Paulo pelo mesmo partido, em 2014, mas não foi eleita em nenhuma das ocasiões. (Da Redação)

Comente este post