
A Petrocity Ferrovias vai investir cerca de R$ 23 bilhões nos próximos 10 anos para construir a maior malha ferroviária contínua privada do Brasil, com cerca de 2.300 quilômetros de estradas de ferro em bitola larga (1,60 metro) com um par de trilhos interno para permitir a reversão para bitola métrica.
De todos os projetos apresentados pela companhia ao Ministério da Infraestrutura, apenas um, com 50km de ferrovia ligando Corumbá de Goiás a Anápolis, maior centro de distribuição do interior do Estado goiano, não tem ainda o contrato assinado. Os outros três trechos (São Mateus-Brasília via Barra de São Francisco, Ipatinga-Barra de São Francisco e Unaí(MG)-Campos Verdes (GO) têm contrato assinado com o Governo Federal na modalidade de autorização.
De acordo com o contrato de autorização ferroviária, em três anos a empresa autorizatária precisa ter a licença prévia, em cinco anos a licença de instalação e em dez anos a ferrovia pronta. Se isto não for feito, as Estradas de Ferro passam a propriedade do Governo com todos os investimentos feitos – de estudos de viabilidade a eventuais obras. Por isso, a Petrocity Ferrovias tem pressa.
Nesta sexta-feira (11.03), pela manhã, o presidente da companhia, José Roberto Barbosa da Silva, está na Câmara de Barra de São Francisco (foto acima), a convite do presidente Lemão Vitorino (PSD), para a realização de uma audiência pública com vistas a ampla explanação sobre os dois projetos que impactam o município: a EF 030 (Estrada de Ferro Juscelino Kubitscheck), com 1.300 km, do Centro Portuário de São Mateus a Brasília; e a EF 456, entre Santana do Paraíso, no Vale do Aço, e Barra de São Francisco.

“Duas audiências públicas são estratégicas para nós, a que realizamos em Unaí (MG) e essa de Barra de São Francisco. Isto porque são duas cidades conectoras de ferrovias, por meio de Unidades de Transbordo e Armazenagem de Cargas (UTAC). Em Unaí, teremos a conexão com a Estrada de Ferro Planalto Central (EF 355), até Campos Verdes (GO), e em Barra de São Francisco será a conexão entre a EF 030 e a EF 456 (Estrada de Ferro Minas-Espírito Santo)”, disse o presidente da Petrocity Ferrovias.
O prefeito Enivaldo dos Anjos (PSD), apoiador dos projetos estruturantes logísticos do Norte e Noroeste do Estado desde quando estava na Assembleia Legislativa como deputado estadual, fez uma convocação pelos seus grupos de mensagens à participação na audiência pública e destacou a importância do evento para o futuro da cidade. “Seremos o principal eixo logístico do País. Por aqui passarão bilhões de dólares em importação e exportação. Instalaremos um porto seco para atender a essa demanda e vamos mudar a história de nossa região”, disse o prefeito.
A audiência pública de Barra de São Francisco é um evento oficial, aprovado em plenário pelos vereadores, está sendo transmitida ao vivo pelos canais da Câmara de Barra de São Francisco e da Prefeitura de Barra de São Francisco https://www.facebook.com/watch/live/?ref=watch_permalink&v=483215963465976
(Da Redação)
Comente este post