
Foi uma manhã de discursos breves, mas carregados de forte simbolismo em Barra de São Francisco, com a inauguração da Escola Municipal de Ensino Fundamental em Tempo Integral EMEFTI) Ozéias Pereira de Rezende, nesta quinta-feira, 24, data que marca também o retorno às aulas presenciais em toda a rede municipal de ensino do município, evento que contou com a presença da Banda de Música da Polícia Militar do Espírito Santo.
Após a execução do Hino Nacional, a secretária municipal de Educação, Delma do Carmo Ker e Aguiar, foi a primeira a discursar, destacando o ‘dia histórico’ para o município e recomendando aos pais e alunos que aproveitem ao máximo esse novo tempo da educação municipal, que volta a contar com uma escola de tempo integral mais de 30 anos após a criação da primeira, também pelo atual prefeito Enivaldo dos Anjos.
VEJA GALERIA DE FOTOS NO FINAL DO TEXTO
“Desde que o prefeito Enivaldo dos Anjos assumiu a gestão municipal de Barra de São Francisco já apresentou a intencionalidade e ações para a reabertura de uma escola municipal em regime integral, uma vez que a cidade já viveu essa experiência de regime integral na escola Erasmo Braga”, observou Delma, em outra ocasião.
“Nossa proposta, o olhar da educação para a criança nos desafia a formar o ser humano na sua integralidade e em todas as dimensões humanas necessárias aos alunos como agentes protagonistas de suas histórias que, com certeza, impactarão numa cidade mais próspera e ousada em todas as áreas de empreendedorismo e qualidade profissional”, disse ela em entrevista ao TNL no início deste ano.
A diretora Claudiana Marçal, também foi lacônica, mas fez questão de salientar o trabalho incansável da equipe de profissionais que irão trabalhar na EMEFTI Ozéias Pereira de Rezende. “Queremos cumprimentar toda a mesa, na pessoa do nosso prefeito, Enivaldo dos Anjos, agradecer e parabenizar a nossa equipe, que não mediu esforços para que essa escola ficasse pronta. Esse é o primeiro passo para fazermos uma educação diferenciada no município. Estamos aqui para somar esforços”, declarou.
O prefeito Enivaldo dos Anjos, por sua vez agradeceu a Deus e ao Governo do Estado, por ter conseguido comprar o prédio do antigo Colégio Santa Terezinha, ou Colégio das Irmãs, como era mais conhecido e também à família do falecido produtor rural e comerciantes Ozéias Pereira de Rezende, que doou o terreno, há cerca de 60 anos para a construção da escola.
“Hoje, estamos reestabelecendo esse espaço que nunca deveria ter sido retirado da educação, estamos resgatando a educação de tempo integral em nosso município e nada mais justo do que essa homenagem ao senhor Ozéias de Rezende e à sua família.”
Logo após a fala do prefeito, foram feitas algumas homenagens e realizado o descerramento da fita inaugural da escola, com o prefeito e visitantes adentrando o espaço para conhecer o interior da EMEFTI Ozéias Pereira de Rezende, que conta com 22 salas de aulas e irá atender mais de 420 alunos em seu primeiro ano de funcionamento.
Também foi servido à população presente, um farto café da manhã, inclusive para os alunos da escola e seu pai, que estiveram presentes no local.

Histórico
“Tive a honra de comprar o antigo Colégio Santa Terezinha, como prefeito, para mantê-lo como escola, finalidade esta que a sociedade lhe deu, com apoio valoroso do grande cidadão de Barra de São Francisco, Ozéias Rezende, que doou o terreno. Estamos resgatando esta bela história, valorizando o grande homem Ozéias Resende”, salientou o prefeito Enivaldo dos Anjos quando da aquisição do prédio, no ano passado, que antes funcionava como sede de diversos órgãos administrativos da Prefeitura.
A inauguração da EMEFTI Ozéias Pereira de Rezende, é carregada de grande simbolismo, pois um dos maiores orgulhos de Enivaldo em relação à administração anterior é justamente ter instalado, na antiga Escola Erasmo Braga, em sua gestão anterior, há mais de 30 anos (1989-1992), a primeira unidade de tempo integral do Espírito Santo, numa época em que esse modelo estava sendo expandido País afora, depois de ser implantado no Rio de Janeiro pelo governador Leonel Brizola no período 1983-1986, acompanhando o que defendia o professor Darcy Ribeiro, um dos principais conselheiros de Brizola.
A EEMFTI Ozéias Pereira de Rezende, segundo a secretária Delma Ker, “vai trabalhar com proposta inovadora, com aulas que fortalecem a base nacional comum, que são os eixos principais do conteúdo curricular – Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Ciências, Artes e Educação Fisica – além de ampliar esses conhecimentos com arte, música, terapias, natação, esportes, incentivando na criança uma formação por completo, abrindo novos leques para o empreendedorismo infantil, conhecimento de matemática financeira, preparando o adulto para as oportunidades que a cidade oferece”.
O prefeito Enivaldo dos Anjos é um antigo defensor da ideia de escola em tempo integral, por seus elementos de formação das crianças, mas também por permitir um acompanhamento integral dos alunos, com assistência médica, odontológica e de segurança alimentar. “A alimentação das crianças virá do hortão municipal, para complementar suas necessidades. Sem boa alimentação, criança nenhuma consegue aprender e desenvolver inteligência para ser um adulto de sucesso”, disse o prefeito.
* Com José Caldas da Costa
Veja também
Filha mais velha de Ozéias de Rezende, dona Maria de Lourdes, se emociona com a homenagem ao seu pai
Comente este post