Weber Andrade*
A prefeitura de Barra de São Francisco mantém o cultivo de diversas espécies de plantas medicinais no Hortão Municipal, localizado no polo industrial e deverá cultiava-las também no novo hortão, que está sendo implantado em parceria com o campus do Ifes, no Valão Fundo. (Veja mais abaixo lista de plantas medicinais e seus benefícios).
Dentre os diversos tipos de mudas cultivadas no local, que é gerido pela Secretaria Municipal de Agricultura (Semag), estão as de plantas medicinais, que são distribuídas à população, basta ir ao hortão buscar.
Algumas das mudas de espécies medicinais entregues à população já estão consolidadas para uso popular, a exemplo do capim santo e funcho. O subsecretário da Agricultura, Carlos Rubens da Silva, o Carlim da Dengue, disse que não há restrição e a população, que pode entrar livremente no Hortão Municipal para buscar a planta medicinal que quiser usar.
* Com informações da Secom/PMBSF
Veja também
https://tribunanorteleste.com.br/parceria-da-pmbsf-com-o-ifes-cria-mais-um-grande-hortao-municipal-para-abastecer-projetos-sociais-em-sao-francisco/
Plantas medicinais*
Gengibre
É um alimento que dá sabor extra a diversas receitas e contribui para manter a saúde. O alimento tem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, aliado a poucas calorias (80 kcal a cada 100 gramas) e alguns minerais importantes, como magnésio e potássio.
Santa Maria
Muito utilizada na medicina tradicional para tratar vermes intestinais, má digestão e para fortalecer o sistema imunológico.
Cravo
Aumenta a secreção de enzimas gastrointestinais, melhorando a sua digestão e aliviando problemas de indigestão, prisão de ventre, náuseas e mal-estar estomacal. Além disso, acelera o metabolismo, o que auxilia na queima rápida de gordura, isto é, é um emagrecedor natural.
Açafrão
Tem poderes anti-inflamatórios. A curto prazo as inflamações são importantes. Ajudam o corpo a combater invasores e a reparar tecidos. Sem inflamações, bactérias e fungos podiam matar-nos.
Erva de São-João
É uma planta medicinal que possui propriedades antibacterianas, antifúngicas, antioxidantes e também antidepressivas. Existem alguns antidepressivos à base da erva que podem ser úteis nos tratamentos de casos de depressão leve ou moderada.
Arruda
É útil no tratamento de sarna humana, piolhos, assaduras, frieiras, verminoses e até problemas circulatórios como varizes e hemorroidas. Por ter em sua composição molecular substâncias que favorecem a atividade do sistema circulatório, fortalece os vasos capilares e aumenta a circulação do sangue.
Hortelã
Conhecida cientificamente como Mentha spicata, é uma planta medicinal e aromática, com propriedades que ajudam a tratar problemas digestivos, como má digestão, flatulência, enjoo ou vômitos, por exemplo, mas a hortelã também tem efeitos calmantes e expectorantes.
Manjericão
Além de sua função gastronômica, como tempero utilizado frequentemente em diversos alimentos, ele ainda protege o corpo a ataques bacterianos, estimula a memória, melhora a pele e a visão e alivia o estresse. Estes compostos são conhecidos pelas propriedades do manjericão anti-inflamatórias e antibacterianas.
Poejo
É um poderoso expectorante e adstringente, o Mentol presente na planta é eficiente para secar e eliminar secreções que se acumulam nos pulmões e vias respiratórias. Por isso auxilia no tratamento de doenças como gripes e resfriados e do trato respiratório como asma, bronquite e outras.
Amor-perfeito
É uma planta medicinal, também conhecida como Amor-perfeito-bastardo, Amor-perfeito-bravo, Erva-da-trindade ou Violeta-dos-campos, utilizada tradicionalmente como diurético, em casos de prisão de ventre e para potenciar o metabolismo.
‘Terramicina’
De nome científico Alternanthera dentata, e também conhecida como Penicilina, Perpétua-brasileira, Lutiela e Caaponga, entre outros nomes, é capaz de auxiliar na prevenção e na cura de várias doenças. Os pesquisadores veem evidências de que o consumo dela reduz a pressão arterial e os níveis de colesterol, assim como tornam o sangue menos propenso a formar coágulos.
Babosa
Além de ser uma ótima aliada para a saúde do cabelo e da pele, a babosa também pode ser usada para tratar problemas como anemia, artrite, dor de cabeça, dor muscular, queimaduras, feridas, gripe, insônia, pé de atleta, inflamações, prisão de ventre e problemas digestivos.
Hortelã-pimenta
Utilizada como tempero, também é usada como anti-inflamatórios e funciona como calmante natural. As propriedades medicinais vão além: A hortelã-pimenta também é consumida como descongestionante e expectorante, bactericida, antisséptico, para tratar enjoos e para auxiliar na digestão.
Carqueja
É rica em antioxidantes, como quercetina e rutina, que estimulam a produção de glóbulos brancos que são células de defesa essenciais para prevenir e combater infecções. Por isso, a carqueja pode ajudar a fortalecer o sistema imune, sendo útil para auxiliar no tratamento de gripes e resfriados, por exemplo.
Alcachofra
Alcachofra -hortense, alcachofra-comum ou alcachofra-de-comer, a planta ajuda a reduzir os níveis de colesterol e glicose no sangue, prevenindo doenças como obesidade, infarto e diabetes. A alcachofra pode ser consumida de diversas formas: cozida, em saladas, assada, em sucos ou chás.
Capim-cidreira
Tem efeito calmante, ajudando a relaxar os músculos e nervos e proporcionando uma noite de sono de mais qualidade. Quem sofre com retenção de líquidos encontra um bom aliado no capim-limão. Ele estimula os linfonodos e ajuda a diminuir o inchaço.
Cana de macaco
É muito utilizada em afecções renais (folhas e hastes). As hastes são usadas, também, para combater leucorreia. O chá das folhas é febrífugo, contra catarro, afecções da bexiga, inflamações dos rins, sendo também antirreumático. É utilizado, ainda, na albuminúria, hidropsia, disúria e arteriosclerose.
Boldo
É uma planta rica em propriedades medicinais, muito utilizada como recurso caseiro principalmente para estimular as funções do fígado, melhorar a digestão e aliviar sintomas de ressaca.
Levante, É indicado no tratamento da tosse, gripe, resfriados, calmante, gases. Esta planta é cultivada por meio da propagação por divisão de ramos.
Aranto
Atua como anti-inflamatório natural, antioxidante, sedativo, anti-histamínico e analgésico. Em excesso, a ingestão de folhas de aranto pode causar intoxicação.
Saião
Muito utilizada no tratamento de alterações estomacais, como indigestão ou dor de estômago, tendo também efeito anti-inflamatório, antimicrobiano, anti-hipertensivo e cicatrizante.
Arnica
Pode ser utilizada externamente para tratar: Dores musculares. Contusões. Dor nas articulações e inchaço.
Capim pé de galinha
É utilizada para auxilia nos sintomas de diversas doenças, como diabetes e pedra nos rins. Devido à sua rusticidade, então, a planta cresce em qualquer tipo de solo.
Aroeira
É utilizada contra febres, problemas do trato urinário, contra cistites, uretrites, diarreias, blenorragia, tosse e bronquite, gripes e inflamações em geral. Emprega-se também contra a blenorragia, bronquites e doenças das vias urinárias.
Alecrim
Por ser rico em compostos fenólicos antioxidantes e anti-inflamatórios, elimina os radicais livres e previne problemas de saúde e doenças como derrame e câncer.
Camomila
Auxilia na prevenção e tratamento de ansiedade e depressão. Faz bem para a pele: Por possuir ação hidratante e anti-inflamatória.
Erva-doce
É um grande aliado para aliviar o estresse e a ansiedade. Ele possui um efeito calmante que melhora a qualidade do sono e ajuda a ter uma noite tranquila, trata
Tanchagem
Pode auxiliar ainda no tratamento de dores de garganta, doenças e infecções respiratórias, tosse, aftas, amigdalite, infecção urinária, diarreia e azia, entre outros problemas. Por causa de sua ação diurética e anti-inflamatória o chá de terramicina é um ótimo aliado na eliminação da bactéria Escherichia coli causadora da cistite.
*Nem todas as plantas descritas aqui estão disponíveis no Hortão
Comente este post