
Problemas diários como o alto custo do gás de cozinha e a dificuldade de fazer a gestão correta dos resíduos orgânicos impactam diretamente sobre a qualidade de vida das pessoas. A biodigestão é uma solução para essas questões. Pelas experiências já vividas por escolas e comunidades de outros Estados, como no caso de Venâncio Aires (RS), o uso da tecnologia pode ser um grande aliado para fertilizar hortas escolares e comunitárias.
Presente em mais de 100 países e trazido para o Brasil pela Biomovement Ambiental, empresa que atua sob os pilares da tecnologia, da inovação e do desenvolvimento sustentável, o biodigestor HomeBiogas é um sistema de geração de energia renovável, que tem como fonte os resíduos orgânicos.
Esses resíduos passam por um processo microbiológico no qual as bactérias anaeróbicas presentes no biodigestor os transformam em biogás – energia renovável -, que o sistema canaliza para o uso na cozinha, e em um biofertilizante natural e rico em nutrientes, que fortalecem o solo.
Entre os diferenciais do HomeBiogas estão a facilidade de transporte, de instalação e de manutenção. Por não depender de energia elétrica e por ser instalado acima do solo, essa instalação é feita em poucas horas. A primeira chama, após iniciado o processo, é produzida entre três e quatro semanas. Essa facilidade de instalação faz com que esse equipamento se torne uma solução imediata para ambientes onde ainda se cozinha com lenha e/ou carvão vegetal e onde não há coleta de resíduos.
Leve, seguro e sem a proliferação de odores, o sistema pode ser usado em casas, escolas, restaurantes, pousadas, nas áreas de produção agrícola e até para o mundo PET. Os benefícios são diversos. Além da gestão responsável dos resíduos orgânicos, que deixam de lotar os aterros sanitários ou de serem jogados em rios, córregos ou em outros locais podendo promover contaminações, o HomeBiogas proporciona economia no uso do gás, assim como no uso de fertilizantes não naturais.
EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Outra vantagem do Homebiogas é que promove a Educação Ambiental. Seja em casa, com a família, com os clientes de pousadas e hotéis, ou principalmente nas escolas, os equipamentos possibilitam o envolvimento das pessoas que o alimentam e que se beneficiam de seus subprodutos, gerando um completo ciclo de sustentabilidade. Nas escolas, por exemplo, é usado como instrumento no estudo da matemática, biologia, física, química e outras disciplinas.
No caso das escolas, tanto públicas, como privadas, é importante ressaltar a drástica economia com o uso de gás de cozinha, os benefícios que o biofertilizante promove nas hortas que servem muitas vezes como base para a merenda. Isso sem falar na diminuição de custos e do impacto na coleta e transporte de resíduos para os aterros, o que impacta tanto na economia, quanto na preservação ambiental.
DEJETOS HUMANOS
O Homebiogas pode ser adquirido juntamente com o Bio-Toilet, a solução de saneamento digna e autônoma para dejetos humanos. O Bio-Toilet, que não depende de encanamento, é acoplado ao sistema de biodigestão, para onde é enviado o resíduo. Trata-se de um Sistema autônomo, que dispensa o uso de energia elétrica ou de água pressurizada.
O Bio-Toilet é fácil de usar, com montagem e manutenção simples. Traz para quem, em pleno no século 21, ainda não tenha um banheiro dignidade, saúde e segurança e qualidade de vida que a é a realidade de muitas pessoas e comunidades que vivem nas mais diversas e remotas regiões do Brasil sem saneamento.
“O Homebiogas é uma importante ferramenta para o desenvolvimento socioeconômico e ambiental, impactando diretamente na qualidade de vida das pessoas”, afirma Leandro Toledano, CEO da Biomovement Ambiental. E completa: “Acreditamos que solucionar questões de saneamento, de educação e de economia, promovendo o desenvolvimento socioambiental por meio da inovação e da tecnologia seja a missão da empresa”.
O Homebiogás tem uma durabilidade de 15 anos e é totalmente reciclável ao final de sua vida útil. Para saber mais, contate Skill Ambiental: 27 99988-1664 (Arilson Mendes – diretor) e informe o código: TNL. (Da Redação com informações da HomeBiogas)
Comente este post