
Weber Andrade
Trinta jovens de 13 a 17 anos e uma aposentada de 62 anos – ela vai fazer 63 no mês que vem – vão operacionalizar o Estacionamento Rotativo em Barra de São Francisco a partir da próxima segunda-feira, 7, de forma experimental, no trecho da avenida Jones dos Santos Neves que vai da rua Gumercindo Farias, subida para o morro da Telest, até a rua Eliseu Divino, na descida para a Rua Mineira. O serviço terá custo de R$ 2, a hora.
Hoje, 4, na parte da manhã, os 15 jovens que estudam à tarde estiveram na sede da Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito recebendo orientações sobre o serviço. Eles irão trabalhar como estagiários em meio período e receberão cerca de meio salário mínimo por mês.
A aposentada Ercília Couto Machado dos Santos, única que aderiu até agora, disse que gostou muito da iniciativa do prefeito Enivaldo dos Anjos (PSD), de oferecer trabalho remunerado para os idosos.
“Para mim é uma ótima oportunidade de ocupar meu tempo. Eu sou viúva, fico muito sozinha em casa. Tenho muitos filhos, porém, a maioria está longe e os que estão aqui não param em casa. Então, é uma oportunidade de me movimentar”, conta dona Ercília.
A jovem Maria Eduarda, 16 anos, moradora do bairro Colina e estudante da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Governador Lindenberg, também se disse muito satisfeita em fazer parte do projeto do estacionamento rotativo.
“Acho muito boa essa oportunidade, vamos aprender a fazer algo novo, adquirir experiência de trabalho e ainda ganhar algum dinheiro nas horas vagas”, resume ela.

Da mesma forma, o irmão de Maria Eduarda, o jovem Gilson, de 15 anos e também estudante da EEEFM Governador Lindenberg, disse que achou muito bom ter esta oportunidade de trabalhar no contraturno da escola e aprender alguma coisa. “A gente só tem a ganhar”, definiu.
O secretário municipal de Defesa Social, Guarda Civil Municipal e Trânsito, Valmer Simões, responsável pela coordenação do rotativo, conversou com os estagiários, explicou como vai funcionar a cobrança e pediu que todos ajam como se fossem uma só família.
“Não queremos brigas, discussões, quero que sejam educados com todos os motoristas, que expliquem para eles como será cobrado o serviço e, se não disserem que não vão pagar, não tem que discutir. Já os oficiais de Justiça de Barra de São Francisco não pagarão pelo estacionamento, mas se for de outros municípios poderá haver cobrança”, explicou Simões.
O secretário deu ainda várias outras orientações aos jovens, inclusive sobre usar e prestar contas dos tíquetes emitidos. Na parte da tarde de hoje, a outra metade dos estagiários também receberá as mesmas orientações.
Simões disse que o trecho onde será iniciada a cobrança tem em torno de 200 vagas de estacionamento e os recursos arrecadados vão servir também para pagar os estagiários, que receberão até meio salário mínimo por mês. “Teremos duas turmas trabalhando, de segunda a sábado. Em cada sábado, uma turma folga e todos eles cumprirão quatro horas diárias de trabalho, sem vínculo empregatício com a Prefeitura. Quem estuda de manhã, trabalha à tarde e vice-versa.”
Valmer salientou ainda que, mesmo os moradores da avenida, não poderão deixar seus veículos estacionados o dia inteiro sem pagar. “O objetivo do estacionamento rotativo e promover a circulação de veículos e permitir que mais pessoas possam acessar o comércio durante o dia. À noite, depois das 18 horas, os moradores poderão estacionar sem pagar”, informa.
O projeto de retomada do estacionamento rotativo teve início praticamente junto com a gestão atual de Enivaldo dos Anjos. “Estamos abrindo mais espaço na via (avenida Jones dos Santos Neves) e melhorando a mobilidade”, disse o prefeito no final de janeiro do ano passado.
Enivaldo pretende que o estacionamento rotativo seja operado pela Prefeitura, em parceria com o comércio. “Estamos estudando a melhor modelagem para o estacionamento rotativo. No passado, tínhamos os guardinhas, isso dava ocupação a adolescentes, que, além de renda para a família, ainda aprendiam a se relacionar melhor socialmente. Agora estamos retomando essa situação, inclusive com uniformes para os estagiários”, disse o prefeito.
Veja também
Comente este post