Weber Andrade*
Pelas ruas de Barra de São Francisco não é difícil encontrar, nesta época do ano, pés de jambo vermelho carregados e muitas frutas caídas pelo solo. Pelo interior do município a fruta também é comum e, assim a manga, chega a ‘fazer barro,’ tal a fartura e a pouca utilização da fruta.
Delicado, o jambo vermelho não é vendido em supermercados, mas pode ser encontrado na feira livre a preços muitos atrativos, cerca de R$ 2 a R$ 5 a dúzia. No centro da cidade, o Lemão das Verduras, ali na Travessa Cecília Agostinho, na praça dos Camelôs, a fruta também pode ser encontrada.
Mas, quais os benefícios do consumo de jambo vermelho para a saúde? São vários, aponta o site https://mundoeducacao.uol.com.br/biologia/jambo-vermelho.htm
Pra começar, a fruta exerce um papel importante na prevenção de doenças crônicas. Se destaca pela presença das vitaminas A, B1 e B12, cálcio, ferro, fósforo, antocianinas e carotenoides. A principal antocianina encontrada no jambo-vermelho é a cianidina 3-glicosídeo, que atua como protetor sobre o estresse oxidativo, reduz processos inflamatórios e ajuda na prevenção da obesidade. No que diz respeito aos carotenoides, o jambo-vermelho apresenta, principalmente, licopeno e β-caroteno, sendo o jambo, portanto, uma fonte de antioxidantes e de pró-vitamina A.
O jambeiro-vermelho é uma espécie da família das mirtáceas, mesma família de plantas como a goiabeira e a jabuticabeira. Os frutos do jambeiro podem ser consumidos in natura ou utilizados na produção de compotas, doces e geleias. Também é usado na produção de corantes e funciona como antioxidante natural. Na medicina popular, é utilizado como laxante, diurético e, até mesmo, como antidiabético.
Ele é originário da Ásia e se adapta com facilidade ao clima subtropical. Após ser introduzida no Brasil, a espécie ganhou espaço, principalmente no Nordeste e Norte do país e, claro no Espírito Santo.
O jambeiro é uma árvore que pode atingir cerca de 15 metros de altura. Apresenta um tronco reto e folhas grandes, simples, de coloração verde-escura e que atingem, no máximo, 30 cm de comprimento. As flores do jambeiro se destacam por apresentar numerosos estames de cor vermelho-púrpura, que formam uma espécie de pompom. A floração ocorre de abril a junho.
Cada jambeiro é capaz de produzir mais de 1.000 frutos, o que resulta em cerca de 85 quilos de jambo por árvore. A elevada produção de frutos por árvore, além da reduzida vida útil do fruto, é responsável por um grande desperdício na época de safra. O fruto do jambeiro apresenta polpa branca, casca fina e de coloração vermelho-escuro e um formato que varia do levemente elíptico a oval. O fruto apresenta cerca de sete centímetros de comprimento e seu cheiro lembra rosas.
Além disso, em 100 gramas de polpa de jambo, encontram-se 90% de água, cerca de 0,3 g de proteína, 3,9 g de carboidratos e 1 g de fibras alimentares. É importante destacar que a presença de fibras é importante, pois elas atuam na regulação do intestino. O jambo-vermelho é utilizado na medicina popular para combater dores de cabeça e como diurético, laxante, antidiabético e no tratamento de infecções dérmicas e inflamações.
Sugestões de receitas com jambo
Geleia de jambo
Que tal preparar uma geleia de jambo caseira para incrementar pãezinhos, bolos e biscoitos no dia a dia? Essa é uma ótima dica para quem quer apostar em geleias com sabores diferenciados – em vez das opções de morango, framboesa e goiaba, por exemplo, que são mais comuns. A melhor parte é que fazer geleia de jambo em casa é algo bem simples – basta cozinhar a fruta com açúcar (preferencialmente o demerara, que é mais saudável).
Ingredientes
– 1 kg de jambos
– 1 ½ xícara de açúcar demerara Taeq
Primeiro, corte os jambos em pedaços menores e remova os caroços. Em seguida, transfira a polpa para uma panela grande, adicione o açúcar e deixe cozinhar em fogo médio. Siga misturando de vez em quando, até que a fruta e o açúcar comecem a se desfazer, formando uma geleia.
Quando a mistura estiver bem cozida, transfira o doce para um prato e bata levemente com um mixer (se preferir, você pode deixar a geleia com pedaços da fruta mesmo). Para finalizar, coloque a geleia de jambo em um pote de vidro e deixe na geladeira. A nossa dica é consumi-la no período de até 2 semanas.
Compota de jambo
Embora seja bem parecida com a geleia, a compota de jambo tem algumas diferenças – consiste basicamente na fruta cozida em pedaços, servida como um tipo de doce após as refeições principais. Aqui, a nossa dica é usar o açúcar demerara (opção mais nutritiva que o refinado) para compor um doce mais saudável.
Ingredientes
– 10 jambos
– 2 xícaras de água
– 2 xícaras de açúcar demerara Taeq
Modo de preparo
Para começar, descasque os jambos e transfira as cascas para uma panela grande com 2 xícaras de água. Deixe cozinhar no fogo médio por alguns minutos (até que a água fique cor de rosa). Depois, coe o líquido (para tirar as cascas), transfira a água tingida novamente para a panela, adicione o açúcar e as polpas de jambo cortadas ao meio. Deixe cozinhar até que a mistura fique grossa e as frutas bem cozidas. Para finalizar, basta transferir para um pote de vidro.
Mousse de jambo
Cremosa, refrescante e nutritiva, a mousse de jambo é uma boa alternativa de sobremesa para servir nos dias mais quentes de verão. Para fazer uma versão mais saudável, a sugestão é abrir mão do leite condensado, usando gelatina incolor (rica em colágeno) e creme de leite light para criar um doce mais saudável.
Ingredientes
– 5 jambos
– 1 iogurte natural integral Taeq (160g)
– ½ caixinha de creme de leite light
– 1 pacote de gelatina incolor hidratada
– Adoçante a gosto
Modo de preparo
Para preparar, comece picando os jambos em pedaços menores, leve-os ao liquidificador e bata até formar um suco. Depois, coe e transfira novamente para o liquidificador. Adicione o iogurte, o creme de leite e a gelatina (devidamente hidratada de acordo com as instruções na embalagem) e bata por 1 minuto. Em seguida, adicione o adoçante a gosto e bata novamente, até formar uma mousse bem saborosa. Sirva em taças de vidro que fica bem bonito!
Suco de jambo
Outra ótima sugestão para incluir o jambo na dieta é preparar sucos naturais para tomar no café da manhã ou lanche da tarde. Fonte de diversas vitaminas, minerais e antioxidantes, essa bebida ajuda a turbinar a imunidade e, quando consumida a longo prazo, faz bem para o controle do colesterol e saúde do coração. Aprenda a preparar uma versão bem refrescante desse suco:
Ingredientes
– 4 jambos maduros e grandes
– 400 ml de água filtrada
– 5 pedras de gelo
– Açúcar demerara Taeq a gosto
Primeiro, lave bem os jambos, corte-os pela metade e remova o caroço. Em seguida, transfira a polpa para o liquidificador, adicione a água, as pedras de gelo e o açúcar a gosto. Bata por alguns minutos e sirva em seguida.
(Da Redação com www.conquistesuavida.com.br e mundoeducacao.uol.com.br)
Comente este post