
O capitão PM da Reserva, subsecretário de Comunicaão da Prefeitura de Barra de São Francisco, Romildo Ferreira, informou que vai começar a percorrer as escolas municipais e estaduais para divulgar e convidar os jvoens – meninos e meninas – de 13 a 17 anos, para ingressarem no Projeto Jovem do Futuro, que busca incutir valores morais, criando consciência quanto aos danos da violência familiar e social, do uso de drogas ilícitas, como maconha, crack e outras e também das drogas chamadas lícitas, como o álcool e cigarro que, não raro, são a porta de entrada para o crime e o consumo de drogas ilícitas, além de promover o respeito ao meio ambiente.
De acordo com Romildo, essa é uma grande oportunidade para esses jovens adquirirem formação moral e cívica, além de praticarem atividades físicas e lúdicas, dentro de um programa que também irá oferecer a eles uma renda mensal de 10 Unidades de Referência (UR), o que corresponde hoje, a R$ 420, ajudando-os a complementar a renda familiar, já que o programa é voltado para jovens de famílias social e financeiramente vulneráveis.
O projeto abriu inscrições na última quinta-feira, 10, na sede do Procon Municipal, na rua Prefeito Manoel Gonçalves, 517, atrás da Primeira Igreja Presbiteriana de Barra de São Francisco, no centro da cidade, das 8h às 11h e das 13h às 17h. É preciso levar documentos pessoais do adolescente e seu responsável.
O projeto terá como instrutor o tenente da reserva da PMMG, advogado Gilmar Américo Dutra. “Já temos um instrutor, o tenente PM da reserva, Gilmar Dutra, que possui grande experiência na área e irá dar aulas e promover atividades junto aos jovens, com apoio do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Ministério Público, entre outros órgãos”, descreve o capitão Romildo.

Como nossa reportagem havia adiantado, Romildo Ferreira, conversou com a secretária municipal de Esportes e Lazer, Grasiele Marques, e ficou combinado que a quadra, que tinha sido cedida para uso da comunidade, mas estava abandonada e servindo para uso de drogas e prostituição, seria retomada pelo município.
A Secretaria Municipal de Serviços e Limpeza Pública da prefeitura de Barra de São Francisco, deu iníco hoje, 11, à limpeza da quadra do bairro Irmãos Fernandes, nas proximidades do antigo matadouro, para abrigar o Projeto Jovem do Futuro.
Romido Ferreira destacou a importância da retomada desse espaço público para abrigar um projeto de recuperação da cidadania dos jovens francisquenses, mostrando a determinação do prefeito Enivaldo dos Anjos em dar oportunidades de desenvolvimento físico, emocional e social aos jovens francisquenses em situação de vulnerabilidade social.
Saiba mais abaixo
O projeto de lei 1.198/21 foi aprovado no final do ano passado e sancionado pelo prefeito Enivaldo dos Anjos (PSD) que, desde o início de sua gestão, vem demonstrando grande preocupação com a criminalidade juvenil crescente em Barra de São Francisco, principalmente entre os jovens de famílias mais carentes do município.
“Estou muito empolgado com o projeto. O nosso prefeito, realmente, tem demonstrado uma enorme vontade de ajudar esses jovens mais carentes a encontrarem caminhos que os conduzam a uma vida digna, escapando de armadilhas como o uso de drogas e a criminalidade. Inicialmente, vamos começar com 50 jovens, mas queremos chegar a 200 o mais rápido possível”, comemora o capitão Romildo.
De acordo com ele, o projeto contará com a parceria da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Semel) , que já cedeu uma quadra no bairro Irmãos Fernandes, perto do Matadouro, onde serão desenvolvidas atividades físicas, além de palestras, seminários, debates, aulas sobre cidadania, preservação do meio ambiente, criminologia, noções de saúde e primeiros socorros, e também da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secultur), Secretaria Municipal da Mulher, Habitação e Assistência Social (Sehmas) e do Meio ambiente (Semmas), entre outras.
Os jovens que ingressarem no projeto, de início, receberão uma ajuda de custo de R$ 420,00, o que corresponde a 10 Unidades de Referência (UR) do município.
Para participar, esses jovens deverão ter:
renda mínima familiar inferior a três salários mínimos;
estarem matriculados em escola pública e participando das atividades curriculares;
possuir pessoas com deficiência em seu vínculo familiar direto também é requisito para entrar no projeto, embora não seja limitante;
os jovens desenvolverão as atividades em turnos diferentes dos turnos escolares, ou seja, quem estuda pela manhã participa do projeto à tarde e vice-versa.
Banda Marcial
Outra atividade do projeto será a formação de uma banda marcial, em parceria com a Secultur. “Queremos criar uma banda marcial de altíssimo nível, capaz de incutir nesses jovens o interesse pela música e pelos valores cívicos, inclusive com a participação em desfiles cívicos que venham a acontecer no município”, informa o militar. (Da Redação)
Confira a íntegra do projeto
Comente este post