A concretagem das estruturas do píer para atracagem de barcos do Sistema Aquaviário da Grande Vitória começou a ser feita nesta terça-feira, 18, no bairro Glória, em Vila Velha.
De acordo com o governador Renato Casagrande (PSB), após a concretagem dos píers serão feitos os pontos fixos que vão interligar o Aquaviário ao sistema Transcol. A previsão é de que o sistema comece a operar em agosto deste ano.
“Iniciaremos os pontos fixos, que serão pontos de integração com o Transcol para facilitar a vida de uma parte da população que mora nessas regiões. Também incentiva o turismo, pois temos uma linda baía. Em breve faremos a contratação da empresa que fará a prestação do serviço de transporte de passageiros e, no segundo semestre desse ano, teremos o Aquaviário funcionando”, disse o governador.
Além dos píeres para atracagem dos barcos, também serão construídas estruturas para o embarque e desembarque de passageiros, na Baía de Vitória.
Para o acesso aos barcos, haverá uma interligação, do tipo ponte, que será coberta para o conforto de quem usar o Aquaviário.
O valor do investimento, de acordo com o governo, é de cerca de R$ 1,5 milhão para cada uma das estações. O edital para contratação da operação dos barcos será publicado nos próximos meses.
A construção dos terminais da Prainha, em Vila Velha, da Praça do Papa e da rodoviária, em Vitória, deve ser iniciada ainda este ano, segundo o governo.
Histórico
O Sistema Aquaviário operou na Grande Vitória até a década de 1990, quando foi desativado. A volta de operação do modal foi uma das promessas de campanha do governador.
Em julho de 2019, o governo publicou um edital para contratar os projetos da primeira etapa de implantação do Aquaviário. (Da Redação com Secom/ES e g1 Espírito Santo)

























