
Apesar dos desafios com as chuvas no período, o prefeito Enivaldo dos Anjos (PSD) fez nesta segunda-feira (27) um balanço da realização da Festa de Barra de São Francisco, que terminou no último domingo, e concluiu que o saldo foi “altamente positivo”, tanto do ponto de vista do retorno financeiro para o município e o comércio, quanto da condição psicológica da população. A movimentação em todos os dias no local do evento foi estimada em 50 mil pessoas.
“Se nada mais tivesse acontecido de bom, o simples fato de melhorar a condição psicológica da população já teria valido a pena. A festa devolveu a alegria à população, tão abalada nesses quase dois anos de pandemia, quando tivemos tantas perdas de pessoas queridas. Nosso povo merecia esse momento de alegria e felicidade para começar o ano novo de ânimo renovado”, disse Enivaldo.
Nem mesmo incidentes como o súbito estado gripal do cantor Zé Felipe, que teve de cancelar sua apresentação de domingo (o cantor vai se apresentar em outra data a ser agendada pela municipalidade), quanto a chuva torrencial que caiu na tarde de quinta-feira, véspera do tão esperado show de Amado Batista, tiraram o brilho das comemorações dos 78 anos de emancipação de Barra de São Francisco, de acordo com seu prefeito.
“A festa foi um sucesso, com excelente retorno financeiro ao município. Nossos hotéis tiveram ocupação que há muito tempo não viam nessa época do ano, o comércio vendeu muito mais, restaurantes e lojas aumentaram sua arrecadação. Fizemos de propósito a festa nesse período do ano quando servidores estaduais e municipais recebem seu décimo-terceiro salário e podem investir mais, promovendo retorno para todo mundo”, disse Enivaldo.
No domingo, o conjunto The Fevers fez o encerramento das comemorações em grande estilo, animando o público no estádio Joaquim Alves de Souza, que recebeu sua maior plateia na noite de sábado, durante a apresentação de Alemão do Forró, quando, estimadamente, mais de 15 mil pessoas participaram. Na noite anterior, cerca de 12 mil pessoas prestigiar o show de Amado Batista.

O retorno em impostos para a municipalidade, de acordo com o prefeito, foi maior do que o que a Prefeitura gastou com a festa, além da repercussão regional, atraindo público de outros municípios para movimentar a economia da cidade. A Prefeitura ainda está levantando o total investido nas festividades.
“Avaliamos como excelente o retorno financeiro tanto para a municipalidade quanto para quem toca a economia popular do município. Vamos continuar tendo iniciativas como essas para movimentar a cidade e atrair mais gente para o nosso comércio. As promoções de fim de ano, junto com os comerciantes, também foi sucesso total e a população de comportou de maneira exemplar”, disse Envialdo.
Não houve nenhuma ocorrência significativa, conforme confirmação do 11º Batalhão da Polícia Militar, que reforçou o policiamento nos dias de feitas. O prefeito fez questão de registrar um agradecimento especial: “Não tivemos ocorrências policiais de vulto, o que demonstra o perfil ordeiro de nossa população, que pôde se divertir com toda segurança. O apoio das Polícias Militar e Civil foi fundamental para isso e aproveitamos para colocar em ação nossa Guarda Civil Municipal, atuando na orientação do trânsito”.
O capitão Prattes, do setor de comunicação do 11BPM, informou que a ocorrência mais significativa durante os cinco dias de festa foi de uma pessoa por porte ilegal de arma de fogo, na noite de sábado. “Considerando a movimentação de pessoas, podemos dizer que a festa transcorreu em ambiente de absoluta calma e normalidade. Foi um evento em que as famílias puderam se divertir sem qualquer sobressalto”, disse o oficial da PM.
Segundo o capitão, “o local do evento e o transcorrer da festa ocorreu conforme o previsto no planejamento da Polícia Militar. Não houve gargalos no trânsito e nem registro de brigas que demandassem prisão das partes”. (Da Redação)
Comente este post