
Os rios São Francisco e Itaúnas, que atravessam a sede do município de Barra de São Francisco amanheceram dentro da calha na manhã deste domingo, 19, apesar das chuvas que caíram durante quase toda a noite. De sexta, 17, para ontem, 18, choveu mais de 60 mm na cabeceira do rio Itaúnas, segundo o subsecretário de Agricultura e rpodutor rrual Carlos Rubens da Silva, o Carlim da Dengue.
Na régua ao lado da ponte da Rua Mineira, na avenida Jones dos Santos Neves, há indícios de que o rio saiu da calha durante a noite, chegando a 2,5 metros, o que indica transbordamento em alguns pontos, como no Campo Novo e na Rua Mineira. Agora pela manhã, a medição indicava 1,15 metros, já bem abaixo do nível de transbordamento, que é de 2,2 metros.
No entanto, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta que as chuvas intensas vão continuar para todos os 78 municípios do Espírito Santo neste domingo, 18.
A maior parte do Estado, 53 cidades, foram classificados pelo Inmet com o alerta laranja, inclusive Barra de São Francisco e todo o norte capixaba, o que significa que as localidades podem registrar chuva entre 30 e 60 milímetros por hora ou 50 e 100 milímetros por dia. A velocidade dos ventos pode chegar a 100 quilômetros por hora.
Segundo o instituto, há o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas nesses locais.
Como um mesmo município pode receber classificações diferentes de acordo com o a região de
incidência das chuvas, 30 municípios receberam a classificação amarela do Inmet.
Nessas cidades, pode chover entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia e os ventos intensos podem chegar a 60 quilômetros por hora.
De acordo com o instituto, há ainda um baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Recomendações
O Inmet orienta que em caso de rajadas de vento, a população não se abrigue debaixo de árvores e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, e que, quando possível, desligue aparelhos elétricos e o quadro geral de energia.

Chuva causa muitos estragos em Mantena
O temporal que atingiu os municípios de Barra de São Francisco e Mantena (MG), entre outras cidades próximas, na noite de sexta, 17, para sábado, 18, assustou os moradores da sede dos municípios e também do interior.
As fortes chuvas deixaram estragos e muitos prejuízos em Mantena. O prefeito João Rufino foi para as ruas ontem junto com a Defesa Civil visitando os locais mais perigosos, que estão sendo checados e as pessoas sendo assistidas pelas diversas secretarias que estão abertas acolhendo os desabrigados, distribuindo cestas básicas e prestando atendimento ao povo. (Weber Andrade com g1 Espírito Santo)
Veja vídeo
Veja também
Natal pode ser de muita chuva na região noroeste do ES, segundo a meteorologia
Comente este post