
Surtiu pleno efeito a campanha que a prefeitura de Barra de São Francisco lançou na manhã de quarta-feira (3) e mais da metade das pessoas que estavam com a vacinação atrasada compareceram aos postos montados pela municipalidade para tomar a segunda dose do imunizante contra a Covid. De acodo com o secretário municipal de Saúde, Elcimar Souza Alves, foram aplicadas 2.421 vacinas nesses dois dias.
O número ainda vai aumentar, segundo o coordenador da vacinação, enfermeiro Sales Junior Goveia Vital, com o lançamento das aplicações registradas manualmente em postos sem acesso ao sistema informatizado.
Essas pessoas todas estão concorrendo ao sorteio de um vale compras de R$ 1 mil em um supermercado da cidade e também a uma televisão colorida de 32 polegadas, conforme anúncio do prefeito Enivaldo dos Anjos (PSD), ao fazer a convocação em mensagem de áudio pelo aplicativo do whatsapp. O sorteio será feito nesta sexta-feira (5), em local em horário a serem amplamente divulgados.
“Pela manhã vamos imprimir a listagem com os nomes dos que tomaram a vacina. Apenas o posto de Monte Sinai fez o registro manual”, disse Elcimar, que elogiou o comparecimento da população: “A campanha furou a resistência de muitas pessoas em tomar a segunda dose. A população tomou a primeira, mas muita gente se acomodou, por diversos fatores”.
O secretário disse ainda que os munícipes reagiram bem à convocação, mas fez uma observação: “O Painel da Covid da Secretaria de Saúde do Estado apresenta uma planilha onde temos mais de quatro mil doses em atraso. Isso não é real. Quando você analisa a planilha com a primeira dose existem centenas de pessoas de outras cidades que tomaram a primeira dose aqui”.
Outro fator “motivacional” para o comparecimento de quem estava com a vacina em atraso foi o anúncio do prefeito de que o servidor municipal que não apresentar comprovante de que tomou a segunda dose será retirado da folha de pagamento e só volta depois que se vacinar.
De acordo com Sales, essas vacinas deveriam ter sido aplicadas de sábado a terça-feira última, mas a adesão no período foi muito baixo devido ao feriadão. “Mas uma coisa é certa, muita gente está tendo resistência em tomar a dose de reforço, ou seja, a terceira dose, com a vacina da Pfizer e querem tomar a mesma marca das duas primeiras doses. Vamos ter que vencer essa resistência”, disse Sales.
Os novos números de vacinados no município serão divulgados no boletim desta sexta-feira da Sesa. É quando também o Estado divulga o mapa de risco. Antes desse mutirão, 21.326 pessoas haviam tomado as duas doses da vacina, ou seja, 52,92% dos moradores de Barra de São Francisco ainda não haviam recebido as duas doses. Com os novos números, o município deverá chegar em cerca de 24 mil totalmente imunizados, chegando perto de 53% da população de 45.301 pessoas.
Comente este post