
Após dois meses de retorno presencial às aulas no Estado do Espírito Santo alunos da ‘Escola Estadual Emilio Zanotti’ localizada na região central de São Mateus, 26 alunos se destacaram ao passar para a fase final das Olimpíadas Nacional de Ciências, que ocorreram em todo o Brasil nas últimas semanas.
Por meio de planejamento, o professor de Ciências, Douglas Vicente, propôs a participação dos estudantes neste desafio e os mesmos acolheram com muito entusiasmo a proposta. Houveram muitas inscrições para a participação da avaliação.
Durante as aulas o professor propôs atividades diferenciadas, usando mapas mentais, resumos, esquemas e modelo de sala de aula invertida elencando as principais habilidades e competências exigidas no exame.
Para Vicente, a utilização dos cromebooks para a preparação dos discentes foi de suma importância. “Eles iam construindo a própria ideia e buscando soluções para a situação problema por meio do método investigativo”.
Os alunos se mostraram muito engajados e curiosos para a execução da prova visto que, estavam a bastante tempo em modelo remoto, essa motivação foi necessária. “Fiquei muito satisfeito em ver o esforço e boa vontade dos alunos frente a essa atividade, eles são muito participativos e comprometidos”.
Posteriormente as explicações do conteúdo da ONC e do simulado preparatório os alunos tiveram duas horas para realizar o exame virtualmente. “Os resultados foram muito promissores, tivemos mais de 40% de aprovações para a fase final, isso demonstra o empenho e competência dos professores que direta e indiretamente contribuíram para esse resultado tão significativo para a escola.
“É muito importante estender os agradecimentos ao diretor Neviton, coordenadoras, professora de Ciências, Jane, e pedagogas Edeny e Elizalti que não mediram esforços para organização e aplicação das Olimpíadas. Com total certeza posso afirmar que o retorno presencial veio para potencializar o trabalho de excelência que vem sido desenvolvido por nós professores. Esse resultado deve ser festejado sim, temos muito que aperfeiçoar e junto isso buscar metodologias capazes de recuperar e potenciar habilidades e competências que ficaram ociosas no período crítico da pandemia. (Da Redação)

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