O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, e o vice-governador Ricardo Ferraço anunciaram, nesta segunda-feira (08), um dos maiores pacotes recentes de investimentos na malha rodoviária estadual. São nove novos editais do Departamento de Edificações e de Rodovias do Espírito Santo (DER-ES), que somam aproximadamente R$ 930 milhões em obras de recuperação, reabilitação e implantação de trechos, além de intervenções de contenção marítima, distribuídos por 13 municípios.
“Esse é mais um conjunto de obras rodoviárias para impulsionar o desenvolvimento do Espírito Santo. É importante regionalizarmos o desenvolvimento, pois, desta forma, a gente consegue que todo o Estado cresça. Para isso, são necessárias boas estradas, que vão ajudar a impulsionar o turismo, a indústria e a agricultura”, afirmou Casagrande. “São obras de Norte a Sul, para que possamos terminar 2025 e iniciar o próximo ano da mesma forma que fazemos desde 2019, com o pé no acelerador e investindo pesado nos 78 municípios capixabas.”
As iniciativas fazem parte da estratégia estadual para modernizar a infraestrutura viária, ampliar a segurança e fomentar o desenvolvimento econômico regional. Apenas pelo Programa de Desenvolvimento Produtivo da Região Nordeste (Prodepro), estão previstas cinco obras de recuperação funcional, três de implantação e reabilitação de rodovias e uma de contenção marítima, totalizando R$ 353,4 milhões.
O financiamento será feito em parceria com o Banco do Nordeste, utilizando recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O modelo permite reaproveitamento de pavimentos, execução mais rápida e eficiente, menores custos e menor impacto no tráfego. Entre as melhorias complementares estão novas drenagens, abrigos de passageiros, sinalização modernizada, passagens elevadas e dispositivos de segurança.
Quais trechos serão atendidos
As obras de recuperação funcional contemplam trechos das rodovias:
-
ES-164 (Alto Rio Novo)
-
ES-245 (Governador Lindenberg e Rio Bananal)
-
ES-137 (Águia Branca e São Gabriel da Palha)
-
ES-080 (São Domingos do Norte)
Ao todo, são quase 133 quilômetros de extensão. Além disso, a reabilitação da ES-220, entre Barra de São Francisco e Vila Pavão, abrangerá 36,7 quilômetros, com investimentos de R$ 86 milhões.
Com recursos do Tesouro Estadual, também foram lançados editais que somam R$ 576,7 milhões para implantação e pavimentação de rodovias estratégicas, como:
-
ES-379 (entre Iúna e Muniz Freire)
-
ES-334 (entre Águia Branca e São Gabriel da Palha, incluindo a variante de Jabuticabal)
-
ES-480 (implantação e reabilitação em Itapemirim)
-
Obras de contenção marítima em Marataízes
“São estradas novas e trechos recuperados que fortalecem a infraestrutura em todas as regiões. Estradas são vetores reais de novas oportunidades”, declarou o vice-governador Ricardo Ferraço.
Entre os anúncios do dia, o Governo do Estado também publicou o edital para a reabilitação da rodovia que liga Vila Pavão ao distrito de Vila Paulista, em Barra de São Francisco, um pedido antigo da população do Noroeste Capixaba.
O trecho, que há anos enfrenta deterioração severa, passará por uma recuperação completa, garantindo mais segurança e fluidez para moradores, produtores rurais e trabalhadores que dependem diariamente da via.
A inclusão da obra no pacote atende a um pedido direto do deputado estadual Mazinho dos Anjos, que reforçou a importância estratégica da estrada.
“Essa conquista é fruto de diálogo e muito trabalho em defesa da nossa região. Sabemos da importância dessa via para a economia local, para a produção agrícola e para o dia a dia dos moradores. Esse novo ciclo de investimentos representa um avanço histórico para o Noroeste e para todas as regiões contempladas”, afirmou o parlamentar.
O prefeito de Barra de São Francisco, Enivaldo dos Anjos, também tem mantido diálogo contínuo com o Governo do Estado para garantir melhorias na malha viária do município e de toda a região.
Somando os novos investimentos, o Espírito Santo alcança mais de 228 quilômetros de rodovias recuperadas e pavimentadas, ampliando a mobilidade regional, aumentando a segurança viária e impulsionando a economia dos municípios atendidos.
Para o diretor-geral do DER-ES, José Eustáquio de Freitas, o pacote reforça o compromisso do Estado com a modernização da infraestrutura. “Esses investimentos fortalecem a malha viária e ampliam a segurança e eficiência das rodovias. São entregas que beneficiam a população e sustentam o desenvolvimento regional”, destacou.
Com os editais já publicados, o próximo passo será o andamento dos processos licitatórios para definir as empresas responsáveis pelas obras. Após a contratação, o Governo do Estado divulgará o cronograma oficial de início dos trabalhos. (Da Redação com Governo do ES)





















