Fazia tempo que o futebol sul-americano não tinha um árbitro com uma atuação tão ruim quanto a do colombiano Andrés Rojas na partida Flamengo 2 x 1 Independiente no Maracanã. Atuação tráfica reconhecida pela própria Confederação Sul-Americana de Futebol, mas que pode custar muito caro para o rubro-negro, apesar da vitória.
A Conmebol anulou o cartão vermelho que Rojas deu a Plata durante a vitória por 2 a 1 do Flamengo sobre o Estudiantes pelo jogo de ida das quartas de final da Libertadores, na noite desta quinta-feira.
Nesta sexta-feira, Flamengo recebeu um comunicado da entidade informando ainda que o jogador, consequentemente, não está mais suspenso da próxima partida, o jogo de volta, marcado para a próxima quinta-feira (25), em La Plata. Entretanto, os efeitos da expulsão não podem ser reparados.
“Por meio deste comunicado, informo que, de acordo com as informações prestadas pela Comissão de Arbitragem e após a devida análise, a Unidade Disciplinar informa que a comunicação de medidas disciplinares referentes ao jogador Gonzalo Jordy Plata Jiménez foi modificada. Consequentemente, confirma-se que o referido jogador não está suspenso para a próxima partida oficial do seu clube na CONMEBOL Libertadores de 2025”, diz a nota.
Na manhã desta sexta-feira, a Conmebol já havia admitido que houve erro na expulsão de Plata. No vídeo divulgado pela entidade, antes dos áudios do VAR, o narrador reconhece que o árbitro colombiano Andrés Rojas não deveria ter mostrado o cartão vermelho. Antes, a entidade havia enviado um ofício comunicando a suspensão de Plata para o segundo jogo e a multa de US$ 500 (R$ 2.600) para o Flamengo por cada jogador que levou amarelo: Samuel Lino, Saúl e Bruno Henrique. Foi essa suspensão que foi revertida.
Mais cedo, o Flamengo havia soltado uma nota oficial informando que recorreria da expulsão de Plata e pediria providências à Conmebol em relação às decisões da arbitragem. O desempenho do árbitro Andres Rojas, da Colômbia, revoltou dirigentes, o técnico Filipe Luís e jogadores, que se manifestaram ao fim do jogo
Houve alguns lances polêmicos na partida. O principal deles aconteceu aos 38 minutos da etapa final, quando Plata recebeu segundo cartão amarelo em disputa com Facundo Rodríguez. No lance, o equatoriano chegou antes e foi acertado pelo zagueiro argentino, mas o juiz entendeu que a falta foi do jogador rubro-negro.
Há quem discuta se a admissão da Confederação em relação ao erro da arbitragem não daria lugar à tese de “erro de direito” para pedir a realização de uma nova partida. (Da Redação com Globo Esporte)
Comente este post